Política

Secretário dos Transportes é dono de construtora

27 dez 2000 às 11:08

Ser sócio ou dono de empreiteira e construtura não é empecilho para o governo do Estado escolher o comandante da secretaria que mais trabalha com o setor: a dos Transportes. Foi assim na gestão passada, quando a secretaria ficou a cargo do atual conselheiro do Tribunal de Contas e sócio da construtora Danwig, Heinz Herwig, e será assim quando o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (PTB), assumir a nova função, na primeira quinzena de janeiro. Justus será o novo secretário dos Transportes mesmo sendo sócio da Justus Construções Civil Ltda.

O deputado não vê sua atividade profissional de construtor de obras como empecilho para gerenciar os assuntos do setor de transporte. "Minha empresa não trabalha com construção de estradas. Fazemos apenas construção civil como prédios e casas", se justificou, ontem.


Além do presidente da Assembléia, a construtura tem como sócios seus dois irmãos Carlos Roberto Plácido da Silva Justus e Gil Fernando de Plácido Silva Justus. Cada um dos três possui 33,3% da sociedade. A Justus Construções Civil Ltda foi fundada em 1979 e conta com um capital social de R$ 350 mil para cada um dos sócios. A última alteração na empresa para mudar o capital social ocorreu em 87.


A Justus Construções Civis é especializada no setor de edificações. Seu escritório funciona em uma casa no centro de Curitiba. Segundo o próprio futuro secretário dos Transportes, a empresa presta pouco serviço para o governo do estado e "nunca" trabalhou para o Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Entre os trabalhos feitos para o governo estão obras de manilhamento para a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e para a hoje privatizada Telepar Brasil Telecom.


Nelson Justus procura se defender quando surgem insinuações de que ele poderia beneficiar sua empresa em processos de licitação pública. "Isso seria uma idiotice minha. Algo descabido", afirma. Ela lembra que já foi secretário de Indústria e Comércio e presidiu a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) sem ter feito obras para o governo do Estado. "Lá seria muito mais fácil para beneficiar minha empresa", protesta. O deputado diz ainda que sua construtora sequer dispõe de maquinário específico para construir ou fazer a manutenção de rodovias.


Na visão do deputado, o fato de ser empreiteiro pode até contribuir. "Conheço bem a área. Conheço bem aquilo lá (secretaria dos Transportes)", diz o deputado, ao se referir à negociação que terá de enfrentar com os colegas de profissão que reclamam do atraso no pagamento por parte do governo.

Justus está, literalmente, familiarizado com a função que assumirá, até mesmo porque é seu primo Wilson Justus que responde interinamente pela Secretaria dos Transportes, no lugar de Heinz Herwig, que saiu para assumir um cargo no Tribunal de Contas.


Continue lendo