O prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) disse em entrevista coletiva na manhã de hoje (5) que está "absolutamente tranquilo" sobre a possibilidade de deixar o cargo de prefeito caso a Justiça entenda que o legítimo titular do mandato é o deputado estadual Antonio Belinati (PP).
Isto porque o Tribunal de Contas do Estado do Paraná reviu decisão que embasou o pedido de impugnação da candidatura de Belinati. Mesmo eleito, o Tribunal Superior Eleitoral não lhe concedeu o mandato e Barbosa foi eleito em um "terceiro turno".
Na coletiva, Barbosa transpareceu absoluta tranquilidade, evitou críticas e polêmicas. "Estou aqui numa missão e qualquer decisão que for tomada pela Justiça nos iremos acatar sem recorrer, inclusive", garantiu. "Eu renunciei ao mandato de deputado federal para servir a população de Londrina. Esse era meu grande sonho. Estou trabalhando com todo respeito, toda seriedade, com toda consideração e os avanços nesses 15 meses são unânimes e até nossos adversários têm nos elogiado. Estou muito tranquilo com qualquer decisão que venha a ser tomada".
Questionado se a troca de prefeito agora causaria prejuízos à população de Londrina, Barbosa não polemizou. "Eu não sei. Essa pergunta tem que ser feita para quem for tomar a decisão", disse. "Não cabe a mim avaliar esta situação: eu não entrei na Justiça para tirar o Belinati da prefeitura".
Absolutamente resignado, Barbosa disse ainda: "Se for para estar aqui (na prefeitura), vou estar; se for para estar em casa, vou estar. Eu já estou no lucro. Eu era o terceiro (colocado nas eleições) e já estou em primeiro (assumi a prefeitura). E saio sem nenhuma vaidade, recolho-me à minha insignificância. Eu tenho lema: eu desfruto, mas não me acostumo. O poder não sobe à minha cabeça. Sou um jornalista, sou um trabalhador".
Se a Justiça decidir que o mandato de prefeito de Londrina é de Belinati, Barbosa Neto, além de perder o cargo, também não teria direito de voltar a ser deputado, uma vez que renunciou à vaga na Câmara Federal para assumir a Prefeitura de Londrina.