Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda como funciona

Saiba quando a eleição vai para o segundo turno

Agência Brasil
06 out 2024 às 18:22
- Roberto Custódio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O segundo turno de um pleito pode ocorrer apenas nas eleições para presidente da República, governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores. São eleitos em única votação os senadores, deputados federais, estaduais e vereadores, assim como prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores.


Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que define a realização de segundo turno é o critério da maioria absoluta de votos, característico do chamado sistema eleitoral de dois turnos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


“Pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno. Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito, não havendo segundo turno”, diz o TSE.

Leia mais:

Imagem de destaque
891 votos

Ferrer é eleito prefeito de Miraselva com 53,84% dos votos

Imagem de destaque
Foram 2.618 crimes

Primeiro turno teve 515 prisões por crimes eleitorais no Brasil

Imagem de destaque
Eleições 2024

Rancho Alegre elege Flavinho como prefeito com 66,72% dos votos válidos

Imagem de destaque
Moises não se reelegeu

Hugo Manueira é eleito prefeito de Sabáudia com 51,82% dos votos


Se não for atingida a votação suficiente por nenhum dos candidatos, haverá segundo turno, quando concorrerão apenas os dois mais votados no primeiro turno, sendo considerado eleito aquele que conseguir a maioria dos votos válidos em segundo turno.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo