A organização sem fins lucrativos Vetor Brasil concluiu nesta quinta-feira (8) a sabatina com os candidatos do processo de pré-seleção para o cargo de Secretário de Educação de Londrina na gestão do prefeito eleito Marcelo Belinati.
Foram ouvidos três dos seis profissionais classificados. A seleção contou com 129 inscritos, sendo 70 candidatos da cidade. Os outros três pré-selecionados foram sabatinados na quarta-feira (7) em Londrina.
A sabatina faz parte de diversas etapas de um processo considerado inédito no Brasil, idealizado por Belinati em parceria com a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. A avaliação contou com o apoio de profissionais de educação, pais de alunos e profissionais da Prefeitura de Londrina.
Os candidatos pré-selecionados para esta etapa - Dirk Thomaz Schwenkow, Geraldo Grossi Junior, Luciano Rudnik, Maria Tereza Paschoal de Moraes, Matias Gonsales Soares e Rosana Daliner Acosta Marchese - devem passar pela avaliação de uma banca formada por seis profissionais de educação de renome. Esta avaliação, que ocorrerá de forma virtual, está agendada para a próxima quarta-feira (14), das 17h às 21h.
Por fim, uma lista com os candidatos selecionados pela banca será entregue ao prefeito eleito, que fará a escolha Marcelo Belinati, que escolherá o novo secretário de educação. Essa lista será encaminhada ao prefeito até o dia 17 de dezembro.
Banca
A banca avaliadora será formada pelo professor da FGV-Rio, ex-ministro da Educação, Henrique Paim; pelo secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares; pela ex-reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno; pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Paulo Schmidt; pela ex-Secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Joane Vilela; e pela representante da entidade Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Sabatina
Para a sabatina foram convidados profissionais de educação, professores e diretores de escolas municipais, pais de alunos da rede municipal e servidores da Prefeitura. Os convidados realizam perguntas aos candidatos sobre suas experiências profissionais, capacidade de gestão, conhecimento sobre os desafios da educação pública, entre outros questionamentos. Cada candidato foi sabatinado por um período de até 50 minutos.
Essa etapa do processo não elimina o candidato e visa levantar informações e dar um embasamento para que, no momento seguinte, uma banca avaliadora escolha os finalistas.
Foram convidados para a sabatina Celiana Aparecida Pedroso (diretora de CEMEI), Hylcéya de Jesus Ferreira Palma (diretora de escola de ensino fundamental), Eliane Aparecida Gelamo Rua (membra de Associação de Pais e Mestres), Luciana Adário (professora), Darling Maffato Gengivir (servidora da Secretaria de Planejamento), Mariângela De Sousa Prata Bianchini (servidora da Secretaria de Educação) e Adriana Biason (supervisora).