O relator da CPI do Banestado, deputado José Mentor (PT-SP), apresenta nesta semana à Corregedoria Geral da União (CGU), ao superintendente da Polícia Federal e ao Ministério Público Federal o que seria o relatório final da investigação sobre lavagem de dinheiro e evasão de divisas, iniciada em junho de 2003.
Na semana passada, ele apresentou o documento às presidências da Câmara e do Senado. No texto, o relator encaminha às corregedorias da Câmara e da Assembléia Legislativa da Bahia, para análise e providências, a documentação relativa a operações financeiras internacionais atribuídas aos deputados federais Ricardo Rique (PL-PB), Vittorio Medioli (PSDB-MG), Francisco Garcia (PP-AM) e ao deputado estadual Carlos Gaban (PFL).
A CPI durou 18 meses e tinha como objetivo investigar o desvio de recursos por meio das contas CC-5, pela agência do Banestado em Foz do Iguaçu (PR).
O Ministério Público Federal do Paraná realiza apurações independentes do caso e o prazo para concluí-las é 30 de junho.
Fonte: Folha Online