O prefeito Barbosa Neto (PDT) já afirmou, em diversas oportunidades, que não vai ser candidato à reeleição no pleito municipal do próximo ano. Ele alegou motivos pessoais e falou até em "filosofia política". No entanto, Barbosa não conseguiu convencer o diretório municipal pedetista.
Em nota, a legenda garante que o "candidato é o atual prefeito Barbosa Neto". "O PDT entende que o atual prefeito realiza uma administração extremamente positiva, com a execução de mais de 150 importantes obras, que impulsionam o desenvolvimento do município e, sobretudo, beneficiam a população de menor renda" diz o comunicado.
Ao Bonde, o presidente do PDT em Londrina, Roberto Coutinho Mendes, garantiu que a legenda vai continuar trabalhando para tentar convencer Barbosa. "Ele continua com a ideia de não ser candidato, mas o partido vai fazer um apelo formal. Acreditamos que, após o pedido, o prefeito vai ceder."
Questionado sobre o que o partido vai fazer caso Barbosa continue com a mesma posição, Coutinho desconversou. "Não temos um plano B. A primeira opção é o prefeito e a segunda também", declarou.
O presidente do PDT em Londrina desmentiu ainda a possibilidade de o partido se aliar com o PT, em uma única chapa, para as eleições do próximo ano. "Queremos ser cabeça de chapa. O Partido dos Trabalhadores também. Logo, não existe esta possibilidade de aliança", argumentou.