Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, parabenizaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua vitória nas eleições de 2022.
Parceiro do Brasil no Brics, Putin disse que o resultado do pleito confirma a "grande autoridade política" do petista.
"Espero que, fazendo esforços conjuntos, possamos garantir o desenvolvimento da cooperação russo-brasileira em todos os setores", afirmou o mandatário em um telegrama para Lula.
Leia mais:
OAB se posiciona contra fim de secretarias da Mulher e do Idoso por Tiago Amaral
Privatizações viram trunfo de Ratinho Junior ao pleito de 2026
Ministro do STF dá 30 dias para governo criar regras para emendas em universidades
Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora
Já Zelensky se manifestou no Twitter e declarou que confia "numa colaboração ativa com um amigo da Ucrânia de longa data e no reforço da parceria estratégica" entre os dois países para "assegurar democracia, paz, segurança e prosperidade".
Em maio passado, Lula chegou a dizer à revista americana Time que Zelensky era "tão responsável quanto Putin" pela invasão da Rússia à Ucrânia, uma vez que poderia ter "negociado um pouco mais" para evitar o conflito.
"Ele fica se achando o rei da cocada", criticou o petista na ocasião. Lula foi eleito presidente pela terceira vez com 50,90% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) ficou com 49,10% e se tornou o primeiro mandatário brasileiro a fracassar na tentativa de reeleição.