Política

PT apura resultado de eleições no PR

17 set 2001 às 09:11
O Partido dos Trabalhadores (PT) começou ontem a escolher seus novos dirigentes pelos próximos três anos. Para substituir Pedro Paulo Costa, foi eleito presidente do diretório de Curitiba Roberto Salomão (chapa Unidade na Luta), com 537 votos. Nessa chapa, o vereador de Londrina André Vargas concorre à presidência estadual. Os petistas elegerão os presidentes do diretório nacional, estaduais e municipais. O resultado da sucessão no Paraná deve ser divulgado até o meio desta semana.
A votação foi eletrônica em sete cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Paranaguá e Foz do Iguaçu. No restante, foram usadas cédulas de papel, o que prejudica a agilidade da apuração.
Quem comandar o partido no Estado terá importante papel na escolha do candidato do PT à sucessão do governador Jaime Lerner (PFL). Os nomes que surgem como pré-candidatos à chefia do Executivo são o do deputado estadual Ângelo Vanhoni, deputado federal Padre Roque Zimmermann e deputado estadual Irineu Colombo, além do secretário da Fazenda de Londrina, Paulo Bernardo, e do vereador de Curitiba Jorge Samek. O novo comando terá ainda que organizar no Paraná a campanha do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva.
A sigla está presente em 177 municípios. Em Curitiba, são oito zonais. A presidência da zonal do bairro Boa Vista ficou com Noemi Freitas Farias. Para a do Portão foi eleito o professor Luiz Cláudio. Na do Boqueirão, Paulino Lamarca. A zonal matriz teve problemas de quórum, e encaminhou recurso à direção nacional, mas venceu Caetano de Paula Júnior. Em Santa Felicidade, Carlos Recacho. Jussara Costa venceu no Pinheirinho. José Afonso Alves (Zuca) no Bairro Novo e Arnaldo Vicente no Cajuru. Na matriz, o quórum mínimo seria de 219, mas 186 filiados votaram. As eleições vão definir ainda as composições dos diretórios estadual e municipal. Disputavam também o diretório de Curitiba Darlin de Fátima Sampaio e Edmar Macedo.
Os candidatos à direção estadual são o deputado federal Padre Roque Zimmermann (chapa Movimento PT), o suplente da direção nacional do partido Anísio Homem (O Trabalho), André Vargas (Unidade na Luta), o professor universitário Gilberto Pucca (Articulação de Esquerda), o membro da executiva estadual Márcio Pessati (Democracia Socialista), e Jorge Sonda (Corrente da Gente), chefe de gabinete do deputado estadual Irineu Colombo. Desde janeiro, Vargas ocupa a presidência interinamente, quando o prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, tomou posse.

Continue lendo