Política

PSOL confirma candidato da 'esquerda' à prefeitura

18 jun 2012 às 08:58

Em convenção municipal realizada no sábado (16), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) definiu como candidato da ''esquerda'' na disputa pela Prefeitura de Londrina o servidor municipal Valmor Venturini. Com esta definição, a cidade passa a ter o segundo candidato confirmado para as eleições de outubro. Na semana passada, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) confirmou o prefeito Barbosa Neto como candidato à reeleição.

A convenção contou com a presença de lideranças do PCB e também do PSTU, únicos partidos que vão compor a coligação que tem o objetivo de ''impulsionar os movimentos sociais durante a campanha'', conforme reforçavam os correligionários em seus discursos.


Defendendo o financiamento público das campanhas eleitorais, Venturini reconheceu que será uma disputa com poucos recursos, financiada apenas pelos próprios partidos, sem verba de ''grandes empresários'', mas aposta na militância para fazer chegar aos eleitores as propostas de governo.


Durante a convenção, que contou também com as presenças de dois ex-candidatos ao Executivo, Amadeu Felipe (PCB) - também disputou o Governo do Paraná em 2010 - e Vilson Machado (PSOL), foram apresentados os pré-candidatos a vereador da ''frente de esquerda''. O pré-candidato a vice-prefeito é o professor Carlos Kawati (PCB).


Agenda


O prazo para que os partidos realizem as convenções vai até o dia 30 de junho. Para o próximo final de semana estão agendadas as convenções de PSD e PPS (dia 23) e de PT, PSDB e PMDB (dia 24). O PV reservou o dia 25. Entre os partidos que têm pré-candidatos à prefeitura, devem realizar convenções no prazo final o PSC e o PP (dia 30). A reportagem não conseguiu falar com o presidente do PRB. (Com informações do repórter Edson Ferreira, da Folha de Londrina)

(Texto atualizado às 12h20)


Continue lendo