Política

Propostas de governo têm várias semelhanças

21 out 2006 às 15:52

A análise dos planos de governo de Roberto Requião (PMDB) e Osmar Dias (PDT) na corrida pelo Palácio do Iguaçu, disponíveis na internet, mostra, à primeira vista, mais semelhanças que diferenças entre os oponentes.

Extensos documentos com dezenas de propostas - mais ou menos concretas -, declarações de intenções e diagnósticos da realidade, compõem as diretrizes que farão parte do dia a dia do Estado pelos próximos quatro anos.


Dentre os mais flagrantes pontos em comum está a garantia de manutenção ou ampliação de programas sociais do atual governo, especialmente o Leite das Crianças, Tarifa Social da Água, Luz Fraterna e redução de impostos para micro e pequenas empresas. Outra semelhança diz respeito à forma de elaboração dos documentos, em que são raras as metas quantitativas e análise de custo de cada promessa.


No programa de Requião, por exemplo, intitulado ''Diretrizes Gerais para um Plano de Governo'', o item relativo à ''Rede Coletora e Tratamento de Esgoto'', se resume a uma palavra: ''ampliar''. Da mesma forma, algumas idéias de Osmar Dias, reunidas no documento ''Propostas para um Paraná Melhor'', são genéricas e se limitam a expor um propósito, como o ''Saúde pra Valer'', que descreve ações para ''promover e proteger a saúde das pessoas e coletividades contra riscos e agravos''.


A promessa de baixar ou acabar com o pedágio foi substituída por Requião pela criação das ''Estradas da Liberdade'' - vias alternativas para escapar das praças de cobrança. Requião também passou a defender a criação das Regiões Metropolitanas de Londrina e Maringá - vetadas em sua gestão, e a criação de um trem de passageiros entre as duas cidades.


>> Leia reportagem completa na Folha de Londrina deste domingo

Serviço:
Os planos de governo estão disponíveis, na íntegra, na internet
www.robertorequiao15.can.br
www.osmardias12.can.br


Continue lendo