Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta quinta

Projeto que flexibiliza lei Cidade Limpa é aprovado pela Câmara de Londrina

Guilherme Marconi - Grupo Folha
14 jul 2022 às 20:18

Compartilhar notícia

- Guilherme Marconi/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após idas e vindas, a Câmara Municipal de Londrina aprovou em primeiro turno nesta quinta-feira (14) o projeto de lei que mexe na Cidade Limpa, legislação que faz a ordenação dos anúncios publicitários no município. A proposta, enviada pela atual gestão Marcelo Belinati (PP), faz a primeira grande mudança na lei criada em 2010 na administração do então prefeito Barbosa Neto (PDT) que, à época, foi considerado um marco no ordenamento urbano após reduzir drasticamente a poluição visual na cidade. 


A matéria aprovada em primeiro turno volta a ser discutida em segundo turno até 15 de agosto, após o recesso parlamentar que será de duas semanas a partir desta quinta. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esse projeto que altera a Cidade Limpa já havia sido aprovado em 5 de abril deste ano em primeiro turno, mas por conta de problemas de tramitação nas comissões, a decisão foi anulada e o tema passou por um debate em audiência pública em junho.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Incluindo Bolsonaro

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Imagem de destaque
Caso seja processado

Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe

Imagem de destaque
Investigado pelo STF

Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível

Imagem de destaque
Prefeitura de Londrina

Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo


Entretanto, os vereadores mantiveram consenso sobre o mérito, acatando apelo da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). A matéria foi aprovada na sessão desta quinta por ampla maioria, com 18 votos favoráveis e apenas uma abstenção, da vereadora Lenir de Assis (PT). 

Publicidade


DIVERGÊNCIAS


O principal ponto de discussão foi o artigo 19 do projeto de lei que prevê a regulamentação dos anúncios publicitários e as condições de sua veiculação no mobiliário urbano, que serão definidas em regulamento próprio, feito pelo Executivo. Entretanto, os vereadores questionaram que o texto poderia dar mais poderes ao Executivo de mexer nas regras da lei recém-flexibilizada. 

Publicidade


A vereadora Jessica Ramos Moreno, a Jessicão (PP), explica que a ideia é suprimir ou reformular esse artigo antes de aprovação definitiva do tema em segundo turno. "Esse artigo tira todo o poder da Câmara de legislar sobre o tema e deixa nas mãos do Executivo. O gestor poderá alterá-lo de tempo em tempo para agradar ou não a algum empresário, sem consultar os vereadores. Acreditamos que a população precisa ser sempre consultada sobre qualquer alteração na Lei Cidade Limpa."


Líder do prefeito na Casa, o vereador Fernando Madureira (PP) diz que o debate ainda está aberto para emendas. "Já encaminhei uma mensagem para a CMTU [Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização] para a gente tentar melhorar esse artigo por conta da interpretação que foi feita para deixar um texto claro". Segundo ele, a prefeitura não irá ampliar o número de espaços de outdoors, por exemplo, à revelia do texto da lei. "A ideia é só regulamentar e melhorar para que o comerciante consiga mais espaços na cidade para divulgar o seu negócio." 


LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo