Política

Projeto que amplia RMC é aprovado em plenário

09 nov 2011 às 12:29

O projeto de lei complementar nº 45/11, do deputado Reinhold Stephanes Junior (PMDB), que inclui os municípios de Campo do Tenente, Piên e Rio Negro na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi aprovado nesta terça-feira (8), pelo Plenário da Assembleia Legislativa, com 42 votos favoráveis (e nenhum voto em contrário).

"Atualmente, um morador desses municípios paga cerca de R$ 40,00 de passagem para se deslocar até Curitiba. Com a integração à Região Metropolitana terá direito a uma tarifa semelhante àquela paga pelo curitibano (R$ 2,50)", explicou o autor da matéria.


A proposição teve anexados os projetos de nº 181/11 (do próprio Stephanes) e o de nº 234/11, dos deputados Antonio Anibelli Neto (PMDB) e Toninho Wandscheer (PT). De acordo com Stephanes, com a inclusão dos três municípios, as populações destas comunidades passam a receber recursos federais por consequência de leis vigentes, conquistando melhores condições de desenvolvimento. A iniciativa também facilitaria a integração de outros serviços básicos, como os da saúde. O projeto foi votado em segunda discussão, uma das etapas do processo legislativo.

Depois de aprovado e sancionado o projeto, a RMC passará a ter a seguinte composição: Curitiba, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Quitandinha, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.


Continue lendo