A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai votar, durante a sessão desta quarta-feira (9), o substitutivo geral do projeto de lei nº 421/2015, de autoria do Governo do Estado, que prevê reajuste salarial de 3,45% aos servidores públicos em outubro e, também, altera a data-base para revisão geral anual dos vencimentos do funcionalismo. A proposta, modificada pelo governador Beto Richa (PSDB) na segunda (8), recebeu pareceres favoráveis das comissões de Justiça e de Finanças do Legislativo Estadual nesta terça-feira (9).
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), se reuniu com os parlamentares líderes dos partidos, durante a sessão de hoje, para pedir que o trâmite e a votação do projeto fossem acelerados na Casa. Na reunião, os deputados da oposição se comprometeram a não apresentar emendas à proposta, facilitando, desta forma, a tramitação dela no Legislativo.
Traiano, que é da base aliada do governador Beto Richa (PSDB) na Alep, pretende dar uma resposta rápida aos professores da rede estadual de ensino, que aprovaram o fim da greve em assembleia realizada na manhã desta terça-feira. A aprovação da proposta também pode acabar com a paralisação dos professores e funcionários das universidades estaduais.
O projeto será discutido em primeiro turno nesta quarta-feira, em segundo na próxima segunda (15), e em terceiro turno na terça (16). Caso a proposta seja aprovada pela Assembleia e, posteriormente, sancionada pelo governador, os servidores receberão 3,5% de reajuste em outubro, mais 8,5% em janeiro de 2016, o que, de acordo com o governo, seria suficiente para zerar a inflação deste ano. Já em maio de 2017, conforme a proposta, os funcionários receberiam novo acréscimo, correspondente ao primeiro quadrimestre (janeiro a abril) e, em 2018, a data-base voltaria para 1.º de maio.
A proposta foi formulada pelos deputados da base governista no final da última semana, e retificada pela administração Beto Richa após a apresentação dela aos servidores. (com informações da assessoria de imprensa da Assembleia)