Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na região do bosque

Projeto de Lei tenta minimizar infestação de pombos no centro de Londrina

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
28 mar 2024 às 09:15
- Roberto Custódio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os problemas causados pela grande concentração de pombos no centro de Londrina - especialmente na região do Bosque Central Marechal Cândido Rondon - são o tema de um projeto de lei que tramita na CML (Câmara Municipal de Londrina). 


Assinado pelo vereador Ailton Nantes (PL), o PL n° 48/2024 fala em proibir a alimentação das aves em vias, calçadas, bosques, parques, prédios e locais de acesso público da cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, a proposta traz a criação de uma campanha educativa de conscientização sobre os malefícios causados pela infestação de pombos em Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Eleições 2024

Pré-candidatura de Turini a Prefeitura de Londrina deve ser 'vitrine' do MDB no Paraná

Imagem de destaque
Tração animal

Vereadores votam contra Projeto de Lei que proíbe carroças em Londrina

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília


Segundo Nantes, o projeto tenta minimizar a “questão caótica” acarretada pelas aves na região central da cidade. O vereador explica que estudos apontam que o ciclo reprodutivo do pombo está ligado à quantidade de alimento que ele tem disponível.

Publicidade


“O que nós pretendemos fazer é inibir essa disponibilidade de alimento para com isso também inibir a reprodução. E, ao mesmo tempo, impedindo que seja colocado alimento, ele vai procurar outro lugar para buscar alimento, não vai ficar na concentração que temos hoje”, pontuando que o ponto mais problemático é o bosque. 


Com a campanha, determina o texto, devem ser afixadas placas informando da proibição de alimentar as aves e dos riscos que a prática traz. “É um vetor de doenças graves”, diz.

Publicidade


Para quem for pego alimentando as aves, a matéria prevê advertência e apreensão do alimento; no caso de reincidência, estipula multa de R$ 1 mil.


Nantes ainda ressalta que os moradores do entorno do bosque reclamaram do problema e devem contribuir com a fiscalização. “Eles não têm o poder de multa, de recolher os alimentos, então, com certeza, estarão acionando os órgãos que a prefeitura irá regulamentar para a fiscalização”, completa o vereador.


O texto está aguardando análise da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, com prazo até 16 de abril. Depois, deve passar pelas comissões de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer e de Seguridade Social para parecer.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
PL tenta minimizar infestação de pombos no centro de Londrina
O texto, que fala em conscientização, será analisado pela Comissão de Justiça
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade