Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Medida polêmica

Projeto de Lei obriga instalação de telas de proteção em apartamentos de Londrina

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha
22 jun 2024 às 11:30
- Roberto Custódio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tramita há mais de um ano um projeto de lei que quer obrigar a instalação de telas de proteção em todos os apartamentos de Londrina. O texto n° 20/2023 é assinado pelo vereador Roberto Fú (PL), que entende que essa é uma medida de segurança para evitar acidentes com crianças.


A matéria já passou por uma audiência pública em fevereiro deste ano e, agora, aguarda parecer do CMPGT (Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial), com prazo para manifestação até 13 de julho. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em entrevista à FOLHA, Fú justifica que a proposta nasceu a partir de um “clamor da sociedade londrinense” devido aos casos de crianças que caíram de janelas na cidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Por 11 pontos percentuais

Pesquisa aponta que somente Michelle Obama poderia derrotar Trump nas eleições

Imagem de destaque
Prédio da Caapsml

Servidores criticam transferência da sede da Secretaria de Agricultura

Imagem de destaque
Para 25 servidores

Londrina: Projeto de Lei que cria gratificação à Caapsml vai para sanção de Belinati

Imagem de destaque
Inelegível até 2030

Perdeu e não volta mais, diz Lula sobre Bolsonaro na Presidência da República


“Estamos confiantes desse projeto ser aprovado, sancionado pelo prefeito e que respeite essa lei. Até porque a tela de proteção é o mínimo que se gasta na construção de um prédio e é um projeto excelente”, afirma o parlamentar, que pontua que o gasto com o equipamento de segurança vale a pena. 

Publicidade


De acordo com o PL, a instalação de telas de proteção em janelas e varandas de apartamentos de Londrina torna-se obrigatória. Isso vale tanto para os edifícios prontos quanto para os que estão em construção. O texto estabelece um prazo de 180 dias para os proprietários se adequarem à legislação. 


MANIFESTAÇÕES

Publicidade


Desde que iniciou sua tramitação na CML (Câmara Municipal de Londrina), algumas entidades já se manifestaram contra a proposta. Esse é o caso do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) Paraná Norte, que avalia que o PL “interfere no livre direito e uso e ação de cada indivíduo”.


À FOLHA, o sindicato afirma, em nota, que está acompanhando a discussão desde o ano passado e que o PL não deve ser aprovado. Um dos argumentos apresentados é a vasta legislação que atesta a segurança das edificações.


“A construção civil de edifícios obedece a 18 mil instrumentos normativos específicos da atividade. O Código Civil prevê obrigações relacionadas às questões técnicas da edificação, não existindo atribuição de responsabilidade ao construtor de edifícios quanto à convivência interna e condutas dos moradores e usuários”, diz o texto.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Projeto obriga instalação de telas de proteção em apartamentos de Londrina
Segundo o vereador Roberto Fú (PL), que assina o texto, essa é uma medida de segurança para crianças
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade