A Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (Apep) encaminhou ofício ao governador Jaime Lerner (PFL) formalizando o pedido de afastamento do procurador-geral do Estado, Joel Coimbra. A Apep já havia pedido a substituição de Coimbra há cerca de um mês por causa das denúncias de improbidade administrativa feitas contra ele pelo Ministério Público.
O motivo da denúncia se refere à nomeação de uma funcionária, Flávia Pereira, para ocupar simultaneamente cargo em comissão na Prefeitura de Maringá e cargo em comissão no governo de Estado, vinculado à Procuradoria Geral do Estado (PGE).
A crise na procuradoria se agravou com o pedido de exoneração do chefe de gabinete, Pedro Noronha da Costa Bispo, e do diretor-geral, José Anacleto Abduch Santos. O pedido ainda não foi analisado pelo governador e apesar de continuarem formalmente nos cargos, os dois foram impedidos de exercer suas atribuições pelo procurador-geral.
A presidende da Apep, Rosângela Alves, disse que a associação já solicitou audiência com o governador para discutir o caso, mas não foi atendida. Segundo ela, a indefinição do governo prejudica o andamento dos trabalhos da PGE.
Coimbra está à frente da Procuradoria Geral desde 1999. A nomeação para o cargo é de competência exclusiva do chefe do Executivo.