Evento é organizado em pool por Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura e ocorre neste domingo (28)
O primeiro debate presidencial de 2022 ocorre na noite deste domingo (28) e é esperada a presença dos dois líderes das pesquisas de intenção de voto: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O evento é organizado em pool por Folha de S.Paulo, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura, com início previsto para as 21h. A Folha de S.Paulo fará a transmissão ao vivo, com a publicação de análises ao longo do evento.
Leia mais:
Novo Código de Obras é debatido em audiência pública na Câmara
Deputados federais de Londrina não assinam PEC e questionam fim da escala 6x1 para trabalhadores
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
O debate será dividido em três blocos. Em reunião com assessores de todos os candidatos ficou acertado que não haverá plateia no estúdio. Além disso, caso um candidato desista de comparecer, a cadeira destinada a ele ficará vazia.
O ex-presidente Lula confirmou sua participação no debate em publicação nas redes sociais neste sábado (27). Ele compartilhou uma imagem de um calendário indicando o compromisso e escreveu: "Nos vemos na Band amanhã, 21 horas".
Também é esperada a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou à reportagem neste sábado que a participação de Bolsonaro no debate está confirmada.
Mais cedo, na Bahia, o presidente já havia dito a aliados que iria ao debate. A decisão foi tomada após idas e vindas. No meio da semana, ministros chegaram a dizer que Bolsonaro estava decidido a não comparecer.
Além de Lula e Bolsonaro, foram convidados Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet MDB), Luiz Felipe d'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), de partidos com representantes na Câmara de Deputados.
ENTENDA COMO SERÁ O DEBATE DESTE DOMINGO:
Folha de S.Paulo, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura formaram um pool para promover evento
Quando: Domingo (28), às 21h
Onde: Estúdio da Band, em São Paulo
Organizadores: Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura
Como acompanhar: Site da Folha de S.Paulo fará transmissão ao vivo, com comentários de jornalistas
Candidatos convidados: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil)
Mediadores: O encontro será mediado pelos jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, nos dois primeiros blocos. No último, a mediação será feira pelo diretor de Jornalismo da TV Cultura, Leão Serva, e pela jornalista Fabíola Cidral, do portal UOL.
REGRAS DO DEBATE
- O debate será dividido em três blocos
- Não haverá plateia
- Se algum candidato não comparecer ao debate, o púlpito ficará vazio
- Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta
- Se avaliada pertinente, a resposta será dada ainda no mesmo bloco em que ocorreu o caso
Primeiro bloco:
- Haverá perguntas sobre temas sorteados. Candidatos terão um minuto e meio para responder
- Os candidatos poderão questionar seus adversários. O candidato terá quatro minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Quem perguntou tem um minuto para a réplica
Segundo bloco:
- Jornalistas fazem perguntas e escolhem quem comenta. Um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responde terá quatro minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica
Terceiro bloco
- Os convidados podem fazer perguntas entre si. Haverá também uma rodada de perguntas sobre temas sorteados e as considerações finais, de 2 minutos para cada.