Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Textos já estão em tramitação

Presidente da Câmara de Londrina garante agilidade para discutir projetos do Plano Diretor

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
02 fev 2024 às 09:00

Compartilhar notícia

- Douglas Kuspiosz
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A CML (Câmara Municipal de Londrina) retomou nesta quinta-feira (1°) os trabalhos com a primeira sessão ordinária de 2024. 


A abertura do ano legislativo trouxe os membros de dez das 15 comissões permanentes e uma conversa sobre o Contorno Leste com os deputados estaduais Tercílio Turini (PSD) e Tiago Amaral (PSD). 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em entrevista coletiva, o presidente Emanoel Gomes (Republicanos) garantiu comprometimento dos parlamentares para votar todas as leis do Plano Diretor. Todos os textos tramitam na Câmara, mas apenas a Lei da Divisão Territorial foi sancionada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Terceira posse

Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada

Imagem de destaque
EUA

Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles

Imagem de destaque
"Prejudica a democracia"

Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA

Imagem de destaque
É fake

AGU notifica Facebook para exclusão de vídeo falso de Haddad em 24 horas


Segundo o presidente, o Legislativo já demonstrou “efetividade” ao discutir e votar 23 projetos de lei do Executivo nas sessões extraordinárias no fim de 2023. 

Publicidade


“E agora, com o Plano Diretor, sabemos que vamos ter audiências, sabemos que vamos ter que ouvir a população. Poderá entrar algum tipo de emenda da sociedade, do Executivo ou dos vereadores. Mas quero dizer que vamos fazer uma força-tarefa para que a gente possa, até o final do ano, entregar esses projetos como um presente para Londrina”, disse.


Para acelerar esse processo, Gomes aponta que a prioridade para as audiências públicas e alinhar o trabalho das comissões de Justiça, Redação e Legislação, e de Finanças, podem garantir celeridade. Outra possibilidade é antecipar o debate dos textos menos complexos.

Publicidade


“Lembrando que nós não temos só o Plano Diretor. Temos outros projetos que tramitam na Casa, mas nós vamos estar focados em ser resolutivos nisso”, acrescenta.


O secretário de Governo e procurador de Londrina, João Luiz Esteves, disse à FOLHA que 2024 é um ano importante para a Prefeitura e que é preciso fazer um trabalho entre Executivo e Legislativo visando “melhorar as condições de vida da população”.

Publicidade


“E o Plano Diretor, as leis, vão nesse sentido. Nós já aprovamos uma parte e a pretensão é que [as outras] sejam aprovadas este ano, sim”, ressaltando o bom relacionamento da gestão do prefeito Marcelo Belinati (PP) com a CML.


“Tanto na gestão anterior quanto nesta, os entendimentos com a Câmara Municipal têm sido muito bons, porque nós fazemos isso por meio do diálogo. Tirar dúvidas, conversar e trabalhar junto, Executivo e Legislativo”, reforça.

Publicidade


MORADIAS POPULARES


O Executivo já enviou para a CML o PL n° 1/2024, que traz as diretrizes da AEU-DS (Área de Expansão Urbana de Desenvolvimento Sustentável), espaço criado pela Lei da Divisão Territorial. 


Agora, Esteves aponta que será enviado o texto referente à AEU-IS (Área de Expansão Urbana de Interesse Social), voltada aos programas habitacionais nas regiões sul e sudeste de Londrina, além de áreas no perímetro urbano da cidade.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Gomes garante ‘celeridade’ para discutir projetos do Plano Diretor
Na primeira sessão do ano, o presidente da CML reforçou o comprometimento dos vereadores de Londrina
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo