Política

Presidente comete nova gafe e troca nome de empresa

07 fev 2004 às 11:11

Durante audiência nesta sexta-feira no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou por duas vezes de "presidente da Mercedes-Benz" o presidente mundial da General Motors, Richard Wagoner.

A primeira gafe ocorreu logo no início de seu discurso, improvisado, quando agradecia uma a uma às autoridades presentes no Palácio do Planalto. O erro foi corrigido de imediato, após ter sido apontado por congressistas presentes.


Minutos depois, quando dirigiu a palavra a Wagoner para elogiar o Congresso Nacional, Lula disse: "Pois eu quero dizer na frente do presidente da Mercedes-Benz (...)". Neste momento, o próprio presidente fez a correção e tratou logo de justificar a segunda gafe.


Na cabeça


Segundo Lula, a Mercedes-Benz estava em sua cabeça desde a viagem, na semana passada, a Genebra (Suíça).


Naquele país, o presidente disse ter ouvido do presidente da empresa um discurso em defesa dos investimentos no Brasil que nem mesmo "o Luiz Marinho [presidente da CUT] faria melhor na porta da fábrica".


Na transcrição do discurso de Lula, distribuída pela assessoria da Presidência da República, não consta a primeira referência de Lula a Wagoner como presidente da Mercedes-Benz, mas apenas o comentário do presidente: "...e vou dizer por que estou falando Mercedes-Benz, aqui, por que já falei duas vezes...".


No final da solenidade, após o discurso, Lula brincou com Wagoner, ao receber um troféu da General Motors no formato de uma chave. "Deve ser a chave de um carro muito grande. O carro está aí embaixo?"

Informações Folha Online


Continue lendo