Política

Prefeituras do PR fecham as portas para reduzir custos

24 nov 2007 às 11:42

Todos os finais de ano, a história se repete. As prefeituras paranaenses discutem como ter caixa para o pagamento do 13º salário do funcionalismo e determinam alternativas para redução de custos. Ainda não existem dados oficiais sobre quantas prefeituras conseguirão pagar suas contas e quantas deverão adotar férias coletivas. A previsão da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) é a de que 90% das prefeituras paguem o 13º salário até o dia 20 de dezembro.

No Sudoeste do Paraná, 42 municípios estão sendo orientados a buscar o equilíbrio das contas implantando férias coletivas entre 15 de dezembro e 30 de janeiro. A sugestão da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Ansop) prevê ainda a redução de expediente nas prefeituras; o corte de horas extras; demissão de servidores temporários; economia de combustível, energia elétrica, água e telefone; paralisação de obras custeadas pelo município; campanha de arrecadação dos tributos municipais; e suspensão de ajuda aos órgãos dos governos federal e estadual.


Alguns municípios já adotaram o meio expediente, antes das férias coletivas. Entre eles: Bela Vista, Itapejara, Flor da Serra, Nova Prata, Salto do Lontra, Salgado Filho e Pinhal de São Bento. A Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) define no dia 28 quais serão as atitudes a serem tomadas para redução de gastos e equilíbrio das contas públicas.


Poucas prefeituras poderão antecipar o pagamento do 13º salário. Caso de Curitiba, que pagará a segunda parcela para os servidores ativos e inativos no dia 14 de dezembro. O salário será pago uma semana depois: dia 21. O pagamento da segunda parcela e a antecipação do salário de dezembro representam um desembolso de aproximadamente R$ 100 milhões. Em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, o pagamento da segunda parcela será feito segunda-feira.


Em Maringá, a previsão é a de pagar entre os dias 10 e 20 de dezembro a segunda parcela do 13º salário. A primeira parcela foi paga em junho. Nesta semana, o governo do Estado anunciou antecipará o pgamento do 13º salário do funcionalismo para o dia 13 de dezembro. São 250 mil servidores que receberam um total de R$ 570 milhões. Já os salários serão depositados no dia 28 de dezembro.

Folha de Londrina


Continue lendo