Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Calendário eleitoral

Prazo para justificar ausência no segundo turno termina em 7 de janeiro

Redação Bonde com Agência Brasil
28 out 2024 às 13:52
- Tânia Rêgo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado nesse domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.


A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Neste último caso, o documento deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Seja qual for a opção escolhida, a documentação que comprove o motivo da ausência deve ser anexada para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Caso a justificativa seja aceita, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Se a justificativa não for aceita, será preciso quitar o débito.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estados Unidos

Kamala tem 50%, ante 49% de Trump, a 8 dias do pleito; ambos seguem tecnicamente empatados

Imagem de destaque
Processo de transição

Após derrota de sucessora, Marcelo Belinati ameniza o tom e avalia: 'Democracia é isso'

Imagem de destaque
Após eleição

Ex-deputado de Francisco Beltrão herda vaga de Tiago Amaral na Alep

Imagem de destaque
Acordo

PL estará na gestão de Tiago Amaral em Londrina, afirma Filipe Barros

Para quem não votou no primeiro turno, o prazo vai até 5 de dezembro.

Publicidade


“Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual você não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno”, informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


Entenda

Publicidade


A ausência às urnas é registrada logo após o pleito. Os prazos de justificativa figuram como períodos que o eleitor tem para regularizar essa ausência sem pagar multa eleitoral. A análise da justificativa apresentada fica sempre a cargo da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.


O histórico de justificativas eleitorais, contendo os respectivos pleitos em que o eleitor esteve ausente, pode ser consultado no aplicativo e-Título. O acesso ao aplicativo está disponível, de acordo com o TSE, para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.


Leia também:

Imagem
Segundo turno no Brasil registrou 102 crimes eleitorais e 42 prisões
As forças de segurança registraram ao menos 102 crimes eleitorais em todo o Brasil neste segundo turno das eleições municipais.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo