O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, afirmou nesta quinta-feira (28) que o Brasil tem chances de sediar a Copa do Mundo de 2014, porém depende do próprio país atender todas as exigências da federação.
"Se é vontade do povo organizar o Mundial, poderá ser uma realidade. Não posso ainda responder se o Brasil será ou não o organizador. Agora, a bola está com o Brasil", disse Blatter após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.
Para Blatter, "o futebol brasileiro é um grande futebol, tem trajetória grande e respeito de todo o mundo e a organização de uma Copa será um agradecimento ao povo brasileiro, mas há um tema que são as condições básicas". Uma das exigências da Fifa é que o país tenha dez estádios modernos. O único estádio brasileiro considerado adequado para um evento de grande porte é a Arena da Baixada, em Curitiba, que, no entanto, tem problemas estruturais nas imediações, como acesso e estacionamento.
Em uma cerimônia realizada há cerca de duas semanas, Lula falou sobre a necessidade de o Brasil construir estádios para poder sediar o campeonato mundial em 2014. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que participou da reunião de hoje no Planalto, reconheceu que a maioria dos estádios deverá ser construída. Ele informou que empresas já procuraram a CBF para investir nas obras.
"Temos sido procurados por várias empresas nacionais e internacionais interessadas em fazer as arenas, que poderão ser campos de futebol e estádios para a Copa do Mundo", disse Teixeira ao lado do suíço. Além dos estádios, Blatter disse que é responsabilidade do governo garantir infra-estrutura para os torcedores, como transporte. "Se o Brasil precisa de uma nova infra-estrutura, deve começar hoje a fazer".
De acordo com o ministro do Esporte, Orlando Silva, ficou acertado que a CBF cuidará da construção dos estádios e o governo federal da infra-estrutura para realização do evento, como transporte, rede hoteleira e segurança. "O presidente Lula reiterou o interesse do Brasil em sediar a Copa de 2014. O Brasil tomará todas a medidas necessárias para que conquistemos a realização da Copa do Mundo no Brasil", afirmou o ministro.
Para se candidatar à sede da Copa do Mundo de 2014, o país deve se inscrever no final deste ano. Em abril de 2007, deverá apresentar cronograma de obras e investimentos. A Fifa anuncia o resultado em maio de 2008.