O deputado estadual Antonio Belinati (PP) reacendeu a esperança de voltar à prefeitura de Londrina para seu quatro mandato depois que o Tribunal de Contas reviu a decisão que impugnou sua candidatura nas eleições de 2008, quando ele derrotou o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) no segundo turno.
Agora, o pepista vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) com este argumento para retomar a cadeira de prefeito ocupada por Barbosa Neto. "se prevalecer a tese de que as condições de elegibilidade tem que ser apuradas na data do registro,provavelmente o tribunal vai acolher a impugnação à candidatura. Mas vai haver recurso", avaliou o especialista Direito Eleitoral Miguel Bompeixe, em entrevista à rádio CBN.
Para o cientista político Elvi Miguel Sensi, o fato de Londrina ter o terceiro prefeito em menos de dois anos (antes de Barbosa Neto, assumiu o presidente da Câmara, José Roque Neto) deve prejudicar o desenvolvimento da cidade.
"Podemos ter um novo prefeito desmobilizando uma administração que já esta estruturada. Uma administração demora pelo menos seis meses para colocar a máquina para andar. Os últimos seis meses são tumultuados pela campanha política. Se Belinati voltar, teríamos, de fato, um mandato de um ano", afirmou o cientista.
Antonio Belinati ainda pode ter a candidatura negada nas eleições deste ano para deputado estadual. Ele tem três condenações judiciais colegiadas, podendo ser impedido de disputar pelo projeto "ficha limpa".