Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Trabalhos já começaram

OGPL firma parceira com TCE e vai auditar transparência nos municípios do Paraná

Redação Bonde com assessoria
02 out 2023 às 17:07

Compartilhar notícia

- Divulgação/TCE
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O OGPL (Observatório de Gestão Pública de Londrina) vai colaborar com o TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Paraná no trabalho de validação dos índices de transparência dos Portais de Transparência dos municípios paranaenses. 


Na primeira ação conjunta, o OGPL vai analisar respostas enviadas pelos municípios para validar se atendem aos critérios de transparência exigidos para pontuar no ranking das cidades mais transparentes do Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A parceria foi firmada entre TCE e os três observatórios sociais do Paraná no dia 21 de setembro, com o objetivo de desenvolver ações comuns entre o órgão e as entidades para a promoção do controle social nos municípios paranaenses.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trama golpista

Bolsonaro sai em defesa de militares suspeitos de plano para matar Lula

Imagem de destaque
Incluindo Bolsonaro

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Imagem de destaque
Caso seja processado

Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe

Imagem de destaque
Investigado pelo STF

Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível


Termo de cooperação

Publicidade


Os termos de cooperação foram firmados com a seção paranaense do Observatório Social do Brasil, representada por seu vice-presidente de Assuntos Institucionais, Ney da Nóbrega Ribas; com o Observatório de Gestão Pública de Londrina, na pessoa de seu vice-presidente, Roger Striker Trigueiros; e com o Observatório Social de Maringá, representado por sua presidente, Cristiane Mari Tomiazzi.


Pelo TCE, assinaram o presidente da Casa, conselheiro Fernando Guimarães, e o vice-presidente, conselheiro Ivens Linhares.

Publicidade


 "As parcerias servirão para otimizar as tarefas de controle e ajudar a melhorar o gasto público, auxiliando ainda na prevenção de erros, desvios de verbas e do desperdício de recursos públicos, bem como na troca de informações de qualidade entre os atores envolvidos", explicou Guimarães.


O vice-presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina, Roger Trigueiros, destacou que a iniciativa do TCE está alinhada com o maior objetivo do OGPL: tornar a população cada vez mais preparada para realizar o controle social. 


“Todas as falas durante a celebração do convênio foram no sentido de aproximar o TCE da sociedade de forma cidadã, para que o cidadão possa auxiliar o Tribunal de Contas. Essa aproximação é importante porque capacita a sociedade inclusive em relação à missão do OGPL, que é ser extinto no momento em que a população consciente e cidadã tenha ferramentas e mecanismos para monitorar e acompanhar as contas públicas”, afirmou 


O vice-presidente do Tribunal, conselheiro Ivens Linhares, considerou a ocasião "histórica". "Estamos inaugurando uma nova fase. Essas parcerias são imprescindíveis, representam um caminho sem volta e nos permitirão trilhar um avanço institucional enorme", afirmou.


Imagem
Londrina elege 25 conselheiros tutelares para os próximos quatro anos
No domingo (1°), 16.276 cidadãos de Londrina votaram para eleger os novos conselheiros tutelares para a gestão de 2024 a 2028
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo