Os recursos para a implantação do chamado Bus Rapid Transit (BRT) já foram liberados para Londrina, mas o projeto só deve começar a sair do papel daqui a dois anos. A proposta prevê a instalação de canaletas para ônibus com a intenção de interligar as regiões norte-sul e leste-oeste. As mudanças vão ser feitas por meio de recursos obtidos por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, comentou que a proposta vai facilitar a vida dos usuários de ônibus. "Vão ser duas linhas rápidas que ultrapassam os 35 quilômetros de extensão. Uma vai ser na avenida Leste-Oeste e outra na extensão da avenida Dez de Dezembro seguindo pela rodovia Carlos João Strass", explicou.
Vão ser construídas 25 estações de embarque rápido nos trajetos. Os ônibus vão ser articulados e biarticulados para aumentar a velocidade no deslocamento e disponibilizar mais conforto para os passageiros.
No total, a cidade conseguiu R$ 173 milhões. Do total do repasse, R$ 124 milhões devem ser destinados à implantação do BRT. Outras obras também foram incluídas no PAC 2 como as de melhorias no acesso entre a PR-445 à BR-369, a restruturação das rua Antonio Carvalho Lage (zona oeste) e avenida Angelina Ricci Vezozzo (zona leste) e melhorias na área de saneamento básico.
"Na verdade, não chega a ser um arco entre a PR-445 e a BR-369. É a execução das interligações das melhorias das vias com o objetivo de tirar o trânsito da região da PR-445 e fazer um caminho alternativo que sai próximo à Ibiporã e ao Ceasa em duas saídas e que atravessam a Estrada dos Pioneiros", contou o secretário Municipal de Obras, Sandro Nóbrega.
Os investimentos foram anunciados no gabinete do prefeito com a presença do presidente da CMTU, Carlos Alberto Geirinhas, o secretário Municipal de Obras, Sandro Nóbrega, o secretário Municipal do Ambiente, Cleuber Brito e o presidente do Ippul, Robinson Borba. As obras devem ser concluídas em até cinco anos. (Com informações da rádio Paiquerê AM)