O prefeito José Carmo Garcia, o Zé do Carmo (PTB), assume a Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) com o desafio de reduzir os gastos com a folha de pagamento. Ele tomou posse na manhã deste domingo (1º/1), na Câmara de Vereadores, em uma solenidade concorrida. Após o ato de posse, ele recebeu o cargo de João Pavinato, na sede do Lions Clube.
De acordo com ele, hoje o município gasta 57,20% da receita líquida com folha de pagamento e é preciso reduzir esse percentual para 52%. "A minha primeira atitude é de ordem interna. Não estou montando o secretariado como gostaria. Neste primeiro momento só o primeiro escalão será definido. Vamos preencher os cargos que forem obrigatórios. O que envolve política ficará para em segundo plano", explicou o novo prefeito.
Cargos comissionados e funções gratificadas sofrerão reduções. "Paralelamente, vamos cuidar de melhorar a receita do município", disse Zé do Carmo. Para isso, ele afirmou que pretende seguir dois caminhos. Primeiro, apoiar as empresas instaladas em Cambé para que tenham um salto de crescimento quando a economia melhorar e com isso aumentar a receita de ISS (Impostos Sobre Serviço). E segundo, enxugar as despesas dentro dos processos licitatórios, como, por exemplo, nos contratos de manutenção de praças.
Leia mais:
Privatizações viram trunfo de Ratinho Junior ao pleito de 2026
Ministro do STF dá 30 dias para governo criar regras para emendas em universidades
Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
O novo prefeito pretende investir em duas áreas prioritárias: saúde e mobilidade urbana. Ele quer melhorar o acolhimento nas unidades de saúde, agilizar as consultas e reduzir a demanda reprimida de cirurgias eletivas. Em relação a mobilidade urbana, Zé do Carmo afirmou que é preciso de uma ação imediata de manutenção das pontes, que estão comprometidas desde as chuvas de janeiro de 2016.
Ele destacou que espera ter uma relação harmoniosa com os vereadores. "A coligação fez sete dos dez vereadores, mas disse no meu discurso que vou trabalhar com os 10 vereadores", comentou. Está é a quarta vez que ele assume o Executivo da cidade.