O vereador Rony Alves (PTB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Londrina. O resultado saiu por volta de 1h30 desta quarta-feira (2), após mais de três horas de negociação.
A vitória foi construída junto aos vereadores que ocupam pela primeira vez uma cadeira no Legislativo. Dos 11 votos, sete são de estreantes. O número aumenta ainda mais se forem contados os votos de Gaúcho Tamarrado (PDT) e Junior Santos Rosa (PSC), suplentes na última legislatura.
O vice-presidente é o ‘calouro’ Gustavo Richa (PHS), mais jovem entre os vereadores. O primeiro secretário é Emanoel Gomes (PRB), também na primeira legislatura, o segundo é o veterano Roberto Fu (PDT) e o terceiro é o também estreante Mario Takahashi (PV).
A chapa derrotada tinha como presidente Lenir de Assis (PT) e vice José Roque Neto (PR). Os secretários indicados eram Marcos Belinati (PP), Gerson Araujo (PSDB) e Elza Correia (PMDB).
Em discursos anteriores à votação, vereadores criticaram o ‘assédio’ dos grupos e a forma como foi tratada a negociação das chapas. A vereadora Sandra Graça (PP) chegou a dizer que foi impedida de entrar em uma das salas onde havia negociações.
Rony Alves ocupou a presidência da Câmara nos últimos três meses, por conta da ida de Gerson
Araujo (PSDB) à prefeitura de Londrina. Professor por formação, ele completa 44 anos no próximo dia 9 de janeiro. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2008 com 2.311 votos. Reelegeu-se em
Confira como votou cada vereador:
Chapa 2 - Presidente Rony Alves
Emanoel Gomes
Gaucho Tamarrado
Gustavo Richa
Junior Santos Rosa
Mario Takahashi
Rony Alves
Pericles Deliberador
Roberto Fu
Professor Fabinho
Tio Douglas
Vilson Bitencourt
Chapa 1 - Presidente Lenir de Assis
Elza Correia
Gerson Araujo
Jamil Janene
Lenir de Assis
Marcos Belinati
Padre Roque
Roberto Kanashiro
Sandra Graça