Política

Morre Silvino Fernandes Dias, pai de Osmar e Álvaro Dias

29 jun 2006 às 09:58

Faleceu nesta madrugada Silvino Fernandes Dias, pai dos senadores Álvaro e Osmar Dias. Silvino teve falência múltipla dos órgãos. Ele tinha problemas circulatórios e estava internado há 15 dias por causa de uma pneumonia.

A saúde de Silvino começou a se complicar em 2005, mesmo ano em que ele sofreu uma queda e fraturou o fêmur. O corpo está sendo velado na capela do prever em Maringá e o enterro está previsto para às 17h30 de hoje.


Silvino Fernandes Dias foi um dos pioneiros do norte do Paraná. No ano de 1938, ainda com 27 anos de idade, ele deixou a localidade de Quatá, em São Paulo, para investir na cafeicultura do norte paranaense.


De 1938 até 1954, Silvino manteve a família em São Paulo enquanto viajava com freqüência para o norte paranaense, onde começava a instalar a Fazenda Diamante que hoje já não existe mais e acabou sendo incorporada à área urbana de Maringá, no processo de crescimento da cidade.


Silvino Fernandes Dias teve dez filhos, 9 homens e uma mulher. Todos os 9 filhos homens, incluindo os dois ficaram conhecidos na política, nasceram em Quatá, no estado de São Paulo.


Apenas Terezinha Dias, a caçula e única mulher, nascida em 1955, veio depois que a família já tinha se estabelecido em solo paranaense.


Em um artigo escrito ainda neste ano, o senador Osmar Dias descreve a trajetória do pai. No artigo, Osmar relata que Silvino exigiu que os filhos prosseguissem nos estudos, embora ele mesmo não tivesse tido a chance de ir além do ensino primário.


Silvino Fernandes Dias tinha completado 95 anos no dia 17 de fevereiro.

CBN Curitiba


Continue lendo