Política

Miguel Arraes é velado no Palácio do Campo das Princesas

13 ago 2005 às 20:08

O corpo do presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Miguel Arraes, começou a ser velado na tarde de sábado no Palácio do Campo das Princesas, atual sede do governo do estado de Pernambuco. O sepultamento está marcado para as 16 horas de domingo, no Cemitério Santo Amaro.

O prefeito de Recife, João Paulo (PT), disse que ainda está sendo aguardada a confirmação da vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Arraes, de 88 anos, morreu às 11h40 de sábado, após 58 dias internado no Hospital Esperança, em tratamento de uma infecção pulmonar.


Nascido em 16 de dezembro de 1917, na cidade de Araripe (CE), ele iniciou a carreira política em 1947. Foi deputado estadual pelo PSD e prefeito de Recife pelo PST. Conquistou o governo de Pernambuco em 1962, apoiado pelo PCB, e teve de se exilar durante o regime militar.


Miguel Arraes retornou ao Brasil em 1979, ingressando no PMDB. Nas eleições de 1980, foi o deputado federal mais votado do Nordeste e, quatro anos depois, retornou ao governo de Pernambuco pelo voto popular. Em 1990, Arraes deixou o PMDB e filiou-se ao PSB, pelo qual se elegeu deputado federal no mesmo ano.

De 1994 a 1998 ocupou pela terceira vez o cargo de governador de Pernambuco. Uma das oito vagas de deputado federal pela bancada pernambucana foi a última conquista de sua trajetória política.


Continue lendo