O ex-secretário municipal de Governo e de Gestão Pública, Marco Antonio Cito, vai prestar depoimento à chamada CEI da Educação na próxima segunda-feira (28). A oitiva foi marcada após o juiz da 3ª Vara Criminal, Katsujo Nakadamori, acatar pedido da Câmara e emitir autorização para que Cito deixe, de modo provisório, a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 2).
O ex-secretário foi preso em abril acusado de participação em um suposto esquema de oferta de propina ao vereador Amauri Cardoso (PSDB), em troca do voto contrário do parlamentar à abertura da chamada Comissão Processante (CP) da Centronic. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por formação de quadrilha e corrupção ativa por estar envolvido no caso.
O suspeito deve deixar a prisão no início da tarde e retornar logo após a conclusão do depoimento à CEI. A oitiva está marcada para as 14h da próxima segunda.
A comissão investiga a suposta compra irregular de livros didáticos com conteúdo racista e de uniformes escolares para a Rede Municipal de Educação. O depoimento de Cito é considerado imprescindível. "Ele era secretário de Gestão na época em que a Prefeitura de Londrina fez a aquisição, de forma direta, dos livros e pegou carona na licitação de São Bernardo do Campo para comprar os uniformes", destacou o presidente da CEI da Educação, vereador Rony Alves (PTB).
Alves analisa pedir reforço na segurança interna da Câmara para a realização do depoimento do ex-secretário. Além do petebista, a comissão é formada pelos vereadores Joel Garcia (PP), como relator; e José Roque Neto (PR), como membro.