O deputado federal Marcelo Belinati (PP) e o empresário Valter Orsi (PSDB), pré-candidatos à Prefeitura de Londrina, adotaram o tom cauteloso para comentar o resultado da pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Multicultural para a FOLHA e Rádio Paiquerê AM. O levantamento foi divulgado ontem e mostra o pepista em primeiro lugar com 43% das intenções de voto e o tucano com 10,5%, na segunda colocação. Ambos deixaram para as respectivas convenções partidárias a decisão sobre a candidatura, embora as siglas já estejam investindo na viabilização de alianças em torno dos dois.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-03826/2016, a pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. Foram realizadas 640 entrevistas individuais, no período de 22 a 24 de julho. É a segunda pesquisa feita pelo Multicultural sem o prefeito Alexandre Kireeff (PSD), que descartou nova candidatura, declarando o apoio ao seu ex-chefe de Gabinete e pré-candidato, Márcio Stamm (PSB), que aparece no resultado com 0,3%.
Kireeff, que venceu Marcelo em campanha municipal acirrada em 2012, elogiou Orsi. "É uma candidatura que incentivei, acho importante termos mais pessoas se apresentando, mas mantenho a coerência em apoiar o ex-secretário que esteve conosco." O PSD e o PSDB realizam convenção no próximo domingo. Orsi, um dos integrantes do grupo governista, defendeu que a situação entre na disputa com mais nomes. "Todos queremos ter boas opções para o eleitorado.
O objetivo é que continuemos com esse momento em Londrina e precisamos da participação da sociedade organizada. Coloquei meu nome e a nossa convenção definirá os encaminhamentos."
Marcelo, que tem conversas bem adiantadas com o PMDB local, de onde poderá sair o possível candidato a vice-prefeito na chapa, afirmou que a oficialização vai ficar para o último prazo, definido pela Justiça Eleitoral. "Recebo o resultado da pesquisa com humildade. Estou ouvindo as pessoas para tirar a minha conclusão, o que vai ocorrer até o próximo dia 5 de agosto. Muita coisa puder mudar até lá."
Para o professor de Ética e Filosofia Política na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Clodomiro Bannwart, "é natural que o Marcelo Belinati apareça à frente nas pesquisas neste momento, sem o Kireeff, afinal os demais nomes são menos conhecidos". "Os dois representam dois grupos políticos na cidade e quando um deles deixa a disputa, cria-se um cenário com muitos pré-candidatos, mas até o final das convenções, com a definição do apoio do prefeito, deverá haver uma redução", completou Bannwart.
O resultado da pesquisa estimulada – quando os nomes são apresentados aos entrevistados – apresentou ainda, Sandra Graça (PRB), Boca Aberta (PR) e Luciano Odebrecht (PMN), com 2,5%; Celso Marconi (DEM), 2,0%; André Trindade (PPS), 1,5%; Paulo Muniz (PV), 1,0%; Marcos Urbaneja (PDT), Paulo Silva (PSOL), João Mendonça (PMDB) e Odarlone Orente (PT), cada um com 0,5%; Márcio Stamm (PSB), 0,3%; Jaci Aguiar (PTC), 0,1%; Nenhum, branco e nulo, 9,6%; não souberam responder 22,5%.