O prefeito Marcelo Belinati (PP) decidiu vetar o projeto de lei 02/2021, que permite a abertura do comércio em Londrina 24 horas por dia, durante toda a semana. Apresentado pela vereadora Jessicão, do mesmo partido do chefe do Executivo, o PL tem caráter facultativo (ou seja, não traz uma obrigação). Ele havia sido aprovado no Legislativo no fim de março com 14 votos favoráveis e 4 contrários.
“Tomei a decisão de vetar o projeto, considerando que, infelizmente, o poder de compras do cidadão brasileiro está baixo. Pouco dinheiro na praça”, alegou Belinati no veto assinado na terça-feira (2). Além disso, ele defendeu que pequenos e médios comerciantes “manifestam a preocupação de serem eles mesmos prejudicados com essa medida porque não teriam como competir com as grandes redes nacionais.”
A autora da matéria, no entanto, disse que vai entrar com um recurso no plenário da Câmara Municipal de Londrina (CML), que tem até 2 de junho para decidir se mantém ou derruba o veto do prefeito. São necessários 10 votos para reverter a decisão do Executivo.
Leia mais:
Barroso diz que país esteve perto do inimaginável, sobre plano de golpe e morte de Lula, Alckmin e Moraes
General elaborou e imprimiu no Planalto plano para matar Moraes e Lula, diz PF
Plano para matar Lula, Alckmin e Moraes foi discutido na casa de Braga Netto, diz PF
Câmara de Mandaguari é Selo Diamante de Transparência Pública
“O nosso prefeito se demonstrou um completo moleque, atacando o setor econômico por pura politicagem. Colocamos a liberdade do comerciante para que ele pudesse escolher [o horário de funcionamento], trazendo mais vagas de emprego. Isso não significa que as pessoas são obrigadas a trabalhar 24 horas, é somente liberdade para aquele quer entrar mais cedo, ou para aquele que quer estender o horário do seu comércio”, declarou Jessicão.
LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA: