Política

Marcelo Belinati é empossado

01 jan 2017 às 20:18

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), tomou posse na Câmara Municipal de Londrina. Falou por 15 minutos, optando pela leitura de um discurso escrito, "dada a importância do momento". Começou com trechos bíblicos dos livros do Eclesiastes e Colossenses, que falam sobre "fazer as coisas da melhor maneira possível", e mencionou, por várias vezes, o nome de Deus.
Disse que administrará a cidade como uma grande família, "olhando cada um dos moradores como um irmão, um amigo próximo".

Defendeu "medidas urgentes", como "destravar a cidade, fazer Londrina voltar a crescer, voltar a ser grande como sempre foi". Mencionou desafios na saúde, educação e inclusão social e prometeu transparência total de todos os atos da administração.


Aliás, o primeiro aplauso da plateia – as galerias estão parcialmente ocupadas – foi dado quando prometeu novamente "transparência absoluta" em seu governo. "Tolerância zero com desmandos e corrupção", discursou.


O novo prefeito também pregou união. "Marcelo Belinati não é mais prefeito de quem votou no Marcelo Belinati. É prefeito de toda a cidade de Londrina. Se a cidade for bem é bom para todos", discursou, em terceira pessoa. "Eu gostaria de pedir a Londrina um voto de confiança." Em seguida afirmou: "Queremos um diálogo com a sociedade, sem ódio, sem preconceito, com prioridade para os mais simples e humildes."


Disse que a partir de agora a cidade terá sua dedicação total e diligente. "Estou ciente da minha responsabilidade." Neste momento mencionou o deficit projetado de R$ 141 milhões para 2017, conforme apontou sua equipe de transição. Também conclamou sua equipe de governo e servidores do município a servirem a população.


Encerrou seu discurso dizendo que, ao final do mandato, espera que ouvir de Deus que foi um "bom servo" por ter feito tudo o que estava ao seu alcance. "Ao final, o importante é o veredito de Deus. Eu quero ouvir Ele dizendo que fui um servo bom e fiel porque fiz tudo o que estava ao meu alcance."


Primeiro prefeito da história de Londrina nascido na cidade, Marcelo Belinati, eleito com quase 140 mil votos, lembrou que é formado em Medicina e Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), que foi vereador por dois mandatos e deputado federal, cargo ao qual renunciou para assumir a prefeitura; agradeceu amigos e familiares. Esposa, filhos e mãe estavam na sessão. O ex-prefeito Antonio Belinati, tio e "padrinho político" do novo prefeito, não compareceu. Também tomou posse Guilherme Belinati (PP), neto do ex-prefeito e primo do novo prefeito.


O vice-prefeito, João Mendonça, falou por cinco minutos e enfatizou o crescimento econômico. A presença de Deus também foi forte em seu discurso. Falou que passou "a noite da virada orando por este mandato que não é só meu. É da comunidade".

Centenas de pessoas acompanham a sessão solene de instalação da 17ª legislatura da Câmara Municipal de Londrina, que começou às 18h25. A sessão é presidida pelo vereador eleito Gerson Araújo (PSDB), o mais idoso entre os 19 parlamentares. A única vereadora, Daniele Ziober (PPS), foi designada primeira secretária, e vereador mais votado, Emerson Petriv, o Boca Aberta (PR), como segundo secretário. Boca Aberta, ao contrário da roupa que usou na sessão de diplomação – a tradicional bermuda – hoje usa terno e gravata. Neste momento, os vereadores discursam. Cada um pode falar por até cinco minutos.


Continue lendo