Política

Lula lança Fome Zero e pede esforço de todos os brasileiros

30 jan 2003 às 16:17

Foi lançado na tarde dessa quinta-feira, no Palácio do Planalto, o Programa Fome Zero, que tem como objetivo combater e erradicar a fome no país. O presidente Lula já assinou decreto que cria o conselho de Segurança Alimentar (Consea).

"O programa Fome Zero é complexo. Tão complexo quanto o inimigo que ele se propõe a derrotar", disse Lula, lembrando que o programa reúne o conjunto de ações simultâneas que serão desenvolvidas ao longo de quatro anos de governo.


Lula ressaltou que a vitória contra a fome vai exigir o esforço de todos os brasileiros e disse que o problema ainda não foi resolvido porque, apesar de muitos terem tentado, a causa da fome "não teve a prioridade que merece, nem contou com a indispensável mobilização da sociedade".


O presidente fez, também, um apelo a todos os municípios, entidades sociais, sindicatos, comunidades religiosas e a todos os cidadãos para que comecem já, "hoje ainda, se possível", a criar os Conselhos de Segurança Alimentar em suas cidades.


"Tomem a iniciativa", convocou. Lula ressaltou que, nestes conselhos municipais é que deverá ocorrer a soma do poder público e da sociedade organizada, numa missão decisiva no Fome Zero.


Ele disse que lá é que eles vão identificar as famílias necessitadas e orientar as entidades que atuarão diretamente junto à população.


"Estou seguro de que temos todas as condições necessárias para virar esta página", enfatizou o presidente, referindo-se a situação de pobreza que milhões de brasileiros enfrentam.


O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse já ter colocado à disposição do ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, as experiências de sucesso desenvolvidas na fiscalização do uso dos recursos do setor.

Segundo o ministro, os conselhos municipais de Saúde têm desenvolvido bem a aplicação dos recursos da saúde e esta experiência poderia ajudar também o Conselho de Segurança Alimentar na fiscalização de recursos para o combate a fome.


Continue lendo