Os candidatos à presidência do Brasil seguem disponibilizando, no
site do TSE (Tribunal Superior
Eleitoral), os gastos de campanha nas eleições de 2022. Enquanto Luiz
Inácio Lula da Silva (PT) informou despesas que chegam a R$ 51 milhões,
Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, declarou ter utilizado pouco
mais de R$ 15 milhões, até o momento.
Ciro Gomes (PDT), por sua vez, informou que a sua candidatura à presidência já custou R$ 20 milhões, sendo 30% utilizados em campanhas publicitárias e 14% em gráficas. Simone Tebet (MDB) tenta chegar ao Palácio do Planalto com uma das campanhas mais caras, beirando os R$ 33 milhões. Com apenas 1% das intenções de voto nas pesquisas eleitorais, Soraya Thronicke (UNIÃO) é a terceira com mais despesas, com R$ 27 milhões.
Lula (PT)
R$ 51.152.170,37
51% - M4 Comunicação e Propaganda
4% - Embauba Produções
4% - Google Brasil
3% - Magni & A.R Produções e Shows
Simone Tebet (MDB)
R$ 32.960.472,40
44% - Consultoria em comunicação e marketing político
6% - Despesas com pesquisa de opinião pública
6% - Facebook Brasil
6% - Braspor Gráfica e Editora LTDA
Soraya Thronicke (UNIÃO)
R$ 27.231.847,37
31% - Benjamim Comunicação LTDA
15% - Prestação de serviço de comunicação e agência de publicidade
15% - Planejamento estratégico e produção de campanha
12% - Recursos devolvidos ao União Brasil
Ciro Gomes (PDT)
R$ 20.664.564,37
30% - Santana e Associados Marketing e Propaganda LTDA
14% - Marcograf Gráfica LTDA
10% - Serviço de produção de programa e comunicação de rádio e TV
10% - Prime Indústria Gráfica LTDA
Jair Bolsonaro (PL)
R$ 15.174.071,12
37% - Recursos devolvidos ao Partido Liberal
36% - Produção de obras audiovisuais publicitárias
26% - Prestação de serviços de criação e monitoramento
13% - Serviços de criação, direcionamento e gestão de ação*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg