O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi duro nesta terça-feira ao defender o controle externo do Poder Judiciário. "Sou favorável à abertura da 'caixa-preta' do Judiciário", disse Lula em Vitória, durante evento de adesão do governo capixaba ao Plano Nacional de Segurança Pública.
Lula defendeu ainda a obrigatoriedade dos advogados passarem pelo raio-X na entrada de presídios - sugestão contrária à do próprio ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
O Espírito Santo foi o primeiro Estado a implantar o Gabinete de Gestão Unificada de Segurança, considerado uma peça-chave para o funcionamento do Susp (Sistema Único de Segurança Pública).
Ao defender uma Justiça igual para todos os cidadãos, independentemente de sua situação financeira, Lula pregou o fim da Justiça ''classista'', ''aquela Justiça que tem lado, que tem classe.''
''É por isso que nós defendemos há tanto tempo o controle externo do Poder Judiciário. Não é meter a mão na decisão do juiz. É pelo menos saber como funciona a caixa preta de um Judiciário que muitas vezes se sente intocável''.