Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Primeira-dama

Lula concede a Janja a mais alta condecoração da Ordem do Rio Branco

Cristina Camargo - Folhapress
21 nov 2023 às 12:07
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Lula (PT) concedeu à primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o mais alto grau da Ordem de Rio Branco, condecoração dada pelo governo do Brasil para "distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção."


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Em edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (21), Lula admitiu Janja no grau de Grã-Cruz da ordem.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Quem não pode ser prefeito?"

Debate em Londrina termina com confusão entre Barbosa Neto e Diego Garcia

Imagem de destaque
Análise dos candidatos

Após pesquisa eleitoral, candidatos veem disputa aberta pela Prefeitura de Londrina

Imagem de destaque
Nelson Padovani

Itaipu obtém liminar contra deputado que espalhava fake news

Imagem de destaque
Acusada de se aproveitar do cargo

Vereadores de Tamarana arquivam denúncia contra prefeita

Casada com o presidente desde maio de 2022, a socióloga provoca incômodo por atuar como uma influente conselheira de Lula desde o início do governo. Ministros da Esplanada deram a ela o apelido de "algoritmo" do presidente.

Publicidade


A segunda-dama Lu Alckmin, casada com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), também está na lista das pessoas homenageadas na publicação desta terça ao lado das ministras Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Aparecida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da governadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte.


Também são homenageados ministros, militares, o governador Jader Barbalho Filho (MDB), do Pará, o presidente da Petrobras, Jean Prates, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin e o líder indígena Raoni.

Publicidade


A Ordem de Rio Branco foi criada em 1963 e homenageia o patrono da diplomacia brasileira. Ela consiste de cinco graus: Grã-Cruz (a mais alta), Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa.


Como presidente da República, Lula é o Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco.

Publicidade


Também no Diário Oficial da União desta terça, o presidente agraciou o indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips com os títulos póstumos de comendador da Ordem do Rio Branco.


Os dois foram assassinados no Vale do Javari em 5 de junho de 2022. Eles foram mortos a tiros, esquartejados e queimados por pescadores acusados de invasão à terra indígena.


As cantoras Elza Soares (1930-2022), Gal Costa (1945-2022) e Rita Lee (1947-2023) também foram homenageadas com os títulos póstumos da Ordem do Rio Branco.


Imagem
Criminosos usam WhatsApp como isca para aplicar golpes e instalar vírus
Golpistas têm usado o interesse dos brasileiros pelo WhatsApp como isca para instalar vírus capazes de desviar Pix, fazer operações remotas a distância e roubar dados
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade