Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
"SE NÃO TIVER ACORDO, PACIÊNCIA"

Lula admite que acordo entre Mercosul e União Europeia pode fracassar

Andreia Verdélio - Agência Brasil
04 dez 2023 às 10:50

Compartilhar notícia

- José Cruz/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo (3), que caso não haja o acordo comercial entre Mercosul e UE (União Europeia), não foi por falta de vontade dos sul-americanos, mas por protecionismo dos europeus. 


Neste sábado (2), Lula se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, na tentativa de avançar com a negociação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos últimos dias, o presidente brasileiro esteve em visita ao Oriente Médio e, conversou com jornalistas antes de deixar Dubai, no Emirados Árabes, a caminho de Berlim, na Alemanha onde tem compromissos de agenda bilateral. A Alemanha é um dos países que defende o acordo mercosul-UE.

Leia mais:

Imagem de destaque
Lamentou

Bolsonaro fala em 'fato isolado' e diz que explosões em Brasília devem levar a reflexão

Imagem de destaque
Plano Diretor

Novo Código de Obras é debatido em audiência pública na Câmara

Imagem de destaque
Diminuição da jornada de trabalho

Deputados federais de Londrina não assinam PEC e questionam fim da escala 6x1 para trabalhadores

Imagem de destaque
Saiba mais

PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro


"Se não tiver acordo, paciência, não foi por falta de vontade. A única coisa que tem que ficar claro é que não digam mais que é por conta do Brasil e que não digam mais que é por conta da América do Sul. Assuma a responsabilidade de que os países ricos não querem fazer um acordo na perspectiva de fazer qualquer concessão, é sempre ganhar mais e nós não somos mais colonizados, nós somos independentes, nós queremos ser tratados apenas com o respeito de países independentes que temos coisas para vender, e as coisas que têm preço. O que queremos é um certo equilíbrio", disse Lula.

Publicidade


O presidente francês é contra um acordo Mercosul-UE, dizendo ser "incoerente" e "mal remendado". "O acordo não leva em conta biodiversidade e o clima dentro dele, é um acordo comercial antiquado e que desfaz tarifas", afirmou Macron, neste sábado.


Já segundo Lula, a França é protecionista sobre seus interesses agrícolas. Além disso, o presidente brasileiro defende alteração em pontos do acordo de livre comércio sobre licitações de compras governamentais, pois, para ele é uma grande oportunidade para pequenas e médias empresas.


Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentares de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países. Ele cobre temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória, como serviços, compras públicas, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual.


"Se não tiver acordo, pelo menos vai ficar patenteado de quem é a culpa. Agora, oque a gente não vai fazer é um acordo para tomar prejuízo", completou Lula.


Imagem
Lula afirma que países ricos devem pagar conta por preservação de florestas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado (2), que são os países ricos que devem pagar a conta pela preservação das florestas.


Imagem
"Planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos", afirma Lula
Durante a solenidade, Lula citou que a humanidade sofre com secas, enchentes e ondas de calor cada vez mais extremas e frequentes e lembrou a seca no Norte do Brasil e as enchentes no Sul.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo