Passada a campanha eleitoral, chegou a hora de os londrinenses escolherem seu próximo prefeito, vice e os vereadores que comporão a legislatura de 2025 e 2028 da CML (Câmara Municipal de Londrina). O futuro mandatário da cidade vai suceder o prefeito Marcelo Belinati (PP), que administrou a Prefeitura nos últimos oito anos e, por isso, não pode disputar o cargo novamente. A votação ocorre das 8h às 17h de domingo (6), em 1.181 seções eleitorais espalhadas por todas as regiões da cidade.
Londrina é o segundo maior colégio eleitoral do Paraná, com 399.736 eleitores aptos a votar. Se nenhum candidato a prefeito atingir 50% dos votos válidos mais um, o município terá segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro. A previsão é que o resultado seja divulgado duas horas após o fechamento das urnas.
Para este pleito, sete candidatos disputam a preferência do londrinense: o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), da coligação “Quem manda é o povo” (PDT e Federação PSOL/Rede); o policial militar Coronel Villa (PSDB), da Federação PSDB/Cidadania; o deputado federal Diego Garcia (Republicanos); a educadora Isabel Diniz (PT), da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV); a ex-secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes, a Professora Maria Tereza (PP), da coligação “Pra Londrina seguir crescendo” (PP/Podemos); o deputado estadual Tercilio Turini (MDB), da coligação “Cuidar de Londrina” (MDB/PSB/PRTB); e o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), da coligação “A Londrina que queremos” (PRD/PL/PSD/Agir/Avante/União).
Leia mais:
OAB se posiciona contra fim de secretarias da Mulher e do Idoso por Tiago Amaral
Privatizações viram trunfo de Ratinho Junior ao pleito de 2026
Ministro do STF dá 30 dias para governo criar regras para emendas em universidades
Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora
Para o Legislativo, 337 candidatos (do total de 345, oito foram considerados inaptos pela Justiça Eleitoral) concorrem a uma das 19 cadeiras.
Em Londrina, o maior local de votação é a unidade Catuaí (zona sul) da Faculdade Anhanguera/Unopar, onde votam 8.690 eleitores em 23 seções. O menor é o HU (Hospital Universitário), com 52 eleitores e apenas uma seção.
No total, são 4.724 mesários disponíveis para trabalhar no domingo. A cidade conta com quatro ZEs (Zonas Eleitorais): 41ª, 42ª, 146ª (também responsável por Tamarana) e 157ª.
Para a votação, o eleitor pode levar o número dos candidatos - a famosa “colinha”. O primeiro voto é destinado ao cargo de vereador, com cinco dígitos, e o segundo ao de prefeito e vice-prefeito, com dois dígitos.
É possível consultar seu local de votação por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play e Apple Store até este sábado (5).
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA.