Funcionária de carreira da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Maria Silvia Cebulski assumiu a pasta interinamente na última segunda-feira (7). O decreto do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) nomeando a servidora foi publicado no Jornal Oficial desta terça (8). José Carlos Bruno de Oliveira, que acumulava o cargo com a presidência da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), deixou a secretaria no final do mês passado.
Esta é a segunda vez que Maria Silvia fica à frente da Sema. Em 2014, ela passou um ano no comando, também interinamente, após a saída de Cleuber Moraes Brito, que pediu demissão.
Já presidente da CMTU, Oliveira foi nomeado secretário do Meio Ambiente em fevereiro de 2015, sucedendo a Maria Silvia e acumulando dois cargos no Executivo.
Diante da incompatibilidade entre as duas funções - uma deve fiscalizar e outra realizar serviços ligados ao meio ambiente -, o Ministério Público (MP) pediu, no final de fevereiro deste ano, que Oliveira ocupasse apenas um posto. A prefeitura optou por mantê-lo na CMTU.
A promotoria também determinou que um novo nome para comandar a Sema fosse anunciado em 10 dias, prazo respeitado por Kireeff ao nomear Maria Silvia nesta terça.