Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Relevância política

Londrina não amplia bancadas na AL e na Câmara Federal

Simoni Saris e Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha de Londrina
03 out 2022 às 11:30

Compartilhar notícia

- Edilson Rodrigues/Agência Senado
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina encerrou o primeiro turno das eleições de 2022 sem conseguir avançar no número de cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Dos três deputados estaduais da cidade com cargos no legislativo que tentaram a reeleição, dois conseguiram permanecer na função - Tiago Amaral (PSD) e Tercilio Turini (PSD), ambos da base do governador reeleito Ratinho Jr. (PSD). 


Já o deputado Boca Aberta Jr. (Pros) não foi reeleito, mas em contrapartida, a apresentadora de TV Cloara Pinheiro (PSD), também aliada de Ratinho Jr., conseguiu se eleger, mantendo a bancada londrinense na AL com três cadeiras. Contando com a reeleição do deputado Cobra Repórter (PSD), que é de Rolândia, a região metropolitana segue com quatro representantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na bancada federal, a região de Londrina contava com três parlamentares e a partir do ano que vem o número segue inalterado. Além disso, dos 13 vereadores londrinenses que tentaram uma vaga no legislativo estadual ou federal nenhum teve votos em quantidade suficiente para se eleger, e os ex-parlamentares Alex Canziani (PSD) e Luiz Carlos Hauly (Podemos), experientes na Câmara Federal, tentaram retornar a Brasília, mas ficaram de fora da lista de eleitos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Terceira posse

Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada

Imagem de destaque
EUA

Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles

Imagem de destaque
"Prejudica a democracia"

Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA

Imagem de destaque
É fake

AGU notifica Facebook para exclusão de vídeo falso de Haddad em 24 horas


LEIA TAMBÉM:

Publicidade


Ratinho Junior é reeleito governador do Paraná no primeiro turno


Confirmado segundo turno entre Lula e Bolsonaro


Deltan Dallagnol foi o deputado federal mais votado no Paraná

Publicidade


Na Assembleia Legislativa, ficaram no cargo Tiago Amaral (PSD), que recebeu 112.731 votos, Cobra Repórter (PSD), com 60.729 votos, e Tercilio Turini (PSD), com 37.704 votos. Boca Aberta Junior (Pros) não se reelegeu. Cloara Pinheiro foi eleita com 35.151 votos. "Foi sofrido porque a apuração demorou mais do que a gente imaginava e, no final, ficaram vários candidatos disputando as vagas do partido e cada vez que mudava, dava um frio na barriga", descreveu Turini. 


O parlamentar perdeu votos em relação à contagem de 2018 e avalia que essa redução se deve a um número maior de candidatos na disputa. "Ampliei o número de votos nos municípios do Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí, mas em Londrina havia um número muito grande de candidatos e houve uma dispersão de votos. Isso faz parte, os partidos lançam os candidatos e eles vêm para disputar", avaliou.


Agora reeleito, Turini promete retomar pautas de grande interesse para o Norte do Paraná e os paranaenses. Uma delas é o novo modelo de pedágio, que se arrasta há quase um ano sem uma definição. "O projeto analisado pelo Tribunal de Contas não é o projeto dos sonhos da gente, precisamos avançar", reconheceu. Ele apontou ainda a duplicação da PR-445 como uma obra prioritária e a atuação pela melhoria da saúde, com o aumento do financiamento para o SUS, e da educação, com foco nas universidades.

Continue lendo na FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo