Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eleições 2016

Londrina: entre os prefeituráveis, só dois são ‘políticos’

Loriane Comeli - Grupo Folha
19 ago 2016 às 10:22

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entre os oito postulantes ao cargo de chefe do Executivo, dois têm mandatos políticos: Marcelo Belinati (PP) já foi vereador em Londrina e elegeu-se deputado federal em 2014; e Sandra Graça (PRB) está no quarto mandato como vereadora.

Em relação à escolaridade, também são maioria os candidatos que concluíram o ensino superior. Seis formaram-se em curso universitário, um declarou ter ensino superior incompleto, o tucano Valter Orsi, e um ainda está estudando – o candidato do Psol, Paulo Silva, que é aluno de Psicologia de Universidade Estadual de Londrina (UEL). Orsi é o mais velho, com 61 anos, e Silva, aos 23 anos, é o candidato mais jovem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre os candidatos com nível superior, estão três advogados, dois médicos e uma bancária, que é a vereadora Sandra Graça (PRB). Ela tem 56 anos, é formada em Química e concursada da Caixa Econômica Federal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora

Imagem de destaque
Novo secretário

Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento

Imagem de destaque
Terceira posse

Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada

Imagem de destaque
EUA

Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles


Os advogados são André Trindade (PPS), Flávia Romagnoli (Rede) e Luciano Odebrecht (PMN). Trindade tem 36 anos e também é professor universitário do curso de Direito. Odebrecht, 45 anos, além de advogado e professor, é escritor de literatura e obras jurídicas. Ele já disputou vagas na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa. Já Flávia tem passagem por cargos eletivos: entre 1997 e 2000, foi vereadora em Florestópolis; em 2010, disputou o cargo de vice-governadora e, em 2012, candidatou-se a vereadora em Londrina.

Publicidade


Os médicos são Odarlone Orente (PT), que tem 36 anos, e é especialista em medicina da família e comunitária, e Marcelo Belinati (PP), 46 anos, que também é formado em Direito, mas, ao TSE, declarou-se deputado federal.


À exceção de Sandra, que é natural de São Paulo (SP), e Trindade, que nasceu em Sertão (RS), os outros seis candidatos são londrinenses de nascimento.
Quanto à participação feminina, se houvesse cota mínima de 30%, Londrina seria reprovada, já que Sandra e Flávia, representam apenas 25% dos inscritos.


No tocante aos vices, há mais uma mulher, Celiana Lúcia da Silva (PPL), 51 anos, professora de ensino médio. E há mais dois advogados – Cristian França (PSB), 42 anos, vice de Trindade, e Gabriel Antunes (PMN), 32 anos, vice de Odebrecht. Outros dois têm ensino superior completo: o servidor público municipal Marcos Urbaneja (PDT), 44 anos, da chapa de Sandra; e o economista Walter Diesel (Psol), 33 anos, que concorre ao lado de Silva.

Os outros vices são Marcelo Rildo (Rede), 45 anos, da chapa de Flávia, que tem ensino médio completo e é trabalhador da construção civil; João Mendonça (PMDB), vice de Belinati, 62 anos, comerciante, que tem ensino médio completo; e o vice de Orsi, o pecuarista Ricardo Rezende (PSD), 46 anos, que tem ensino superior incompleto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo