Entre os oito postulantes ao cargo de chefe do Executivo, dois têm mandatos políticos: Marcelo Belinati (PP) já foi vereador em Londrina e elegeu-se deputado federal em 2014; e Sandra Graça (PRB) está no quarto mandato como vereadora.
Em relação à escolaridade, também são maioria os candidatos que concluíram o ensino superior. Seis formaram-se em curso universitário, um declarou ter ensino superior incompleto, o tucano Valter Orsi, e um ainda está estudando – o candidato do Psol, Paulo Silva, que é aluno de Psicologia de Universidade Estadual de Londrina (UEL). Orsi é o mais velho, com 61 anos, e Silva, aos 23 anos, é o candidato mais jovem.
Entre os candidatos com nível superior, estão três advogados, dois médicos e uma bancária, que é a vereadora Sandra Graça (PRB). Ela tem 56 anos, é formada em Química e concursada da Caixa Econômica Federal.
Leia mais:
Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada
Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles
Os advogados são André Trindade (PPS), Flávia Romagnoli (Rede) e Luciano Odebrecht (PMN). Trindade tem 36 anos e também é professor universitário do curso de Direito. Odebrecht, 45 anos, além de advogado e professor, é escritor de literatura e obras jurídicas. Ele já disputou vagas na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa. Já Flávia tem passagem por cargos eletivos: entre 1997 e 2000, foi vereadora em Florestópolis; em 2010, disputou o cargo de vice-governadora e, em 2012, candidatou-se a vereadora em Londrina.
Os médicos são Odarlone Orente (PT), que tem 36 anos, e é especialista em medicina da família e comunitária, e Marcelo Belinati (PP), 46 anos, que também é formado em Direito, mas, ao TSE, declarou-se deputado federal.
À exceção de Sandra, que é natural de São Paulo (SP), e Trindade, que nasceu em Sertão (RS), os outros seis candidatos são londrinenses de nascimento.
Quanto à participação feminina, se houvesse cota mínima de 30%, Londrina seria reprovada, já que Sandra e Flávia, representam apenas 25% dos inscritos.
No tocante aos vices, há mais uma mulher, Celiana Lúcia da Silva (PPL), 51 anos, professora de ensino médio. E há mais dois advogados – Cristian França (PSB), 42 anos, vice de Trindade, e Gabriel Antunes (PMN), 32 anos, vice de Odebrecht. Outros dois têm ensino superior completo: o servidor público municipal Marcos Urbaneja (PDT), 44 anos, da chapa de Sandra; e o economista Walter Diesel (Psol), 33 anos, que concorre ao lado de Silva.
Os outros vices são Marcelo Rildo (Rede), 45 anos, da chapa de Flávia, que tem ensino médio completo e é trabalhador da construção civil; João Mendonça (PMDB), vice de Belinati, 62 anos, comerciante, que tem ensino médio completo; e o vice de Orsi, o pecuarista Ricardo Rezende (PSD), 46 anos, que tem ensino superior incompleto.