Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Londrina: Conferência de controle social tenta reverter baixa participação popular

Lucas Marcondes - Grupo Folha
17 ago 2023 às 10:17

Compartilhar notícia

- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As pré-conferências que “abrem terreno” para a 5ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social começam neste sábado (19) em Londrina. Também haverá outro encontro prévio no próximo sábado (26). Ambos são abertos à comunidade.


A conferência, por sua vez, está marcada para 2 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura. Por ela, serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social para os próximos quatro anos – entre eles, dois integrantes escolhidos “livremente”, sem necessidade de indicação prévia por parte de entidade ou órgão público.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em meio à organização dessas agendas, a “cidade mais transparente do Brasil” – como o prefeito Marcelo Belinati (PP) costuma fazer questão de mencionar em suas falas por conta do primeiro lugar alcançado por Londrina em avaliação da CGU (Controladoria-Geral da União) – vive um cenário de baixa participação popular em esferas como a dos conselhos – nos quais, ao menos no papel, o cidadão costuma ter cadeira garantida, espaço para debate e direito a voto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Busca de um mundo mais democrático

Lula defende 'pilar social' e jornada de trabalho equilibrada no G20

Imagem de destaque
Terceirização

Paraná: Programa 'Parceiro da Escola' é suspenso pelo Tribunal de Contas

Imagem de destaque
Vida Além do Trabalho

Ato contra 6x1 na Paulista tem xingamento a Nikolas Ferreira e ausência da CUT e PT

Brasília (DF) 13/11/2024 - Explosões são ouvidas perto do STF; prédio é evacuado, uma pessoa morreu. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Irmão de autor de atentado diz que ele se "deixou levar pelo ódio"


Publicidade

"CONSELHOS TÊM SE ESVAZIADO"


A avaliação vem de integrantes do próprio Conselho de Transparência e Controle Social. “A gente percebe que não há um interesse da população em participar. A reunião [mensal do conselho] é híbrida e está disponível para ser acessada por meio do site da prefeitura”, observou Juvira Cordeiro, presidente do colegiado. Segundo ela, é necessário fazer chegar mais informações sobre os instrumentos de fiscalização que hoje os cidadãos têm nas mãos.


Para a secretária do conselho e integrante da comissão de organização da conferência, Vera Suguihiro, é necessário traçar um diagnóstico para entender os motivos pelos quais há cada vez menos adesão dos cidadãos a esse e outros colegiados. “Os espaços dos diferentes conselhos têm se esvaziado de uma forma assustadora [...] A gente tinha [anteriormente] a sociedade civil organizada, as instituições, a gente fazia apresentações e as pessoas faziam perguntas. Eu tinha na memória esse engajamento”, ressaltou.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Conferência de controle social tenta reverter baixa participação popular
‘Espaços dos diferentes conselhos têm se esvaziado de uma forma assustadora’, aponta secretária do Conselho de Transparência
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo