A retirada de pauta de projetos que integram o Plano Diretor pode facilitar o expediente dos vereadores de Londrina no final deste ano. O presidente da Casa, Gerson Araújo (PSDB), afirmou que a câmara ainda vai avaliar a necessidade de sessões extraordinárias para votar os projetos ainda em 2011. "Talvez uma ou duas (sessões). Na semana que vem, teremos um posicionamento", adiantou.
No entanto, a maioria das matérias que vão nortear o planejamento urbano serão votadas apenas no próximo ano. Araújo lembrou que na última sessão, quinta-feira (8), o líder do prefeito, Jairo Tamura (PSB), retirou de pauta o projeto, de autoria do município, que trata do Código de Obras. Após as emendas, o projeto foi vetado pelo prefeito Barbosa Neto, em uma queda de braço entre o executivo e legislativo.
Além disso, no final da sessão de quinta-feira, um requerimento da Secretaria de Governo pediu prazo de 40 dias para complementar com informações o projeto que trata do zoneamento e do uso e ocupação do solo, o que também prejudica a aprovação da matéria com diretrizes para o sistema viário. Até o início de dezembro, apenas dois projetos do Plano Diretor – preservação do patrimônio histórico e Código de Posturas – foram aprovados.
Se necessário, as sessões extras – que não são remuneradas – devem ser utilizadas para debate dos projetos de lei que estão na fase final de tramitação e precisam de um segundo turno para serem aprovados.