A criação das quatro coordenadorias de áreas, garantiu o governador Jaime Lerner, não significam "qualquer insubordinação" entre os ocupantes dos cargos e os secretários de Estado. Lerner também frisou que essa medida faz parte de uma estratégia para "levar o governo para mais perto" dos paranaenses.
"Chegou a hora de um diálogo mais profundo com a população. Minha orientação é para que o secretariado trabalhe e crie ouvindo a população", afirmou. As coordenadorias, explicou Lerner, foram criadas para fazer a interligação de áreas afins, diretamente com o Executivo. A coordenadoria de desenvolvimento, que será ocupada pelo secretário do Planejamento, Miguel Salomão, engloba, além dessa pasta, as secretarias da Fazenda; Agricultura e Abastecimento; Indústria, Comércio e Turismo; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Emprego e Relações do Trabalho.
A coordenação de administração e cidadania ficará a cargo do novo secretário de Integração Regional, Mário Edson Fischer. Essa coordenadoria também incorpora as secretarias da Administração e Previdência, e da Segurança. O secretário da Habitação, Rafael Dely, será o coordenador de qualidade de vida e ação social. Ele vai responder pelas secretarias do Meio-Ambiente; Desenvolvimento Urbano; Educação e Esporte; Saúde; Criança e Assuntos da Família; e Cultura.
Com a extinção da secretária de Assuntos Estratégicos, o ex-titular da pasta, Alex Beltrão, foi acomodado como coordenador de infra-estrutura e logística. Essa coordenação reúne a secretaria dos Transportes, e a secretaria de Obras. "Estou emocionado. Antevejo momentos de grandes conquistas", comentou Lerner a respeito da própria reforma administrativa.