Política

Lerner pode mexer nos secretários

12 jan 2001 às 08:49

A secretária da Educação, Alcyone Saliba, voltou a ser alvo de especulações no governo Jaime Lerner (PFL). Desta vez, as mudanças no secretariado envolveriam também o secretário da Comunicação, Rafael Greca. O governador Jaime Lerner descartou ontem qualquer alteração nos quadros. "Isso está fora de cogitação e não vai acontecer", disse. Entretanto, fontes da Folha ligadas ao Palácio Iguaçu afirmam que Greca vai mesmo ser deslocado para a Educação e Saliba seria absorvida em outra área, ainda não definida. No lugar de Greca, entraria a jornalista Cila Schulmann, que já foi secretária da Comunicação no primeiro governo Lerner. Segundo as mesmas fontes, a mudança deve ocorrer logo.

Nos bastidores, corre a informação de que Greca traria resultados mais satisfatórios na Educação. As fontes ouvidas pela Folha afirmam que o secretário da Comunicação estaria sendo muito "expansivo" e dando declarações em nome do governo, o que desagradou Lerner. A preferência do governador seria por uma jornalista na pasta da Comunicação.


Durante a cerimônia que mudou o nome da Usina de Segredo para Ney Braga, por exemplo, Lerner rebateu uma declaração de Greca dizendo que não precisava ser pautado por ninguém.


O governador realizou uma mudança no seu secretarido no final do ano passado. O secretário da Comunicação era David Campos. Rafael Greca, ex-ministro do Esporte e Turismo, deixou sua cadeira de deputado federal para compor o secretariado de Lerner. Saliba foi reconduzida ao cargo, apesar dos protestos dos professores que não estão satisfeitos com a gestão de Alcyone Saliba.

Na época, Lerner não teria encontrado ninguém com o perfil necessário para substiuí-la. Na mudança efetuada no ano passado, Lerner pediu que todo seu secretariado entregasse os cargos, para que ele pudesse mexer com maior tranquilidade na equipe.


Continue lendo