O governador Jaime Lerner (PFL) faz neste sábado sua 42ª viagem para o exterior desde 1995, quando iniciou seu primeiro mandato à frente do Executivo do Estado. Lerner fará parte de uma comitiva chefiada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que visitará a Rússia e a Ucrânia até o dia 17 deste mês.
O objetivo da viagem é intensificar o comércio e as interações econômicas com os dois países do Leste Europeu. No ano passado, a Rússia importou US$ 1,1 bilhão do Brasil, basicamente de produtos de agropecuária. O Paraná tem interesse em aumentar as exportações de carne bovina para o mercado russo. Além de participar de palestras e seminários empresariais, a delegação brasileira irá se encontrar também com o presidente do País, Vladimir Putin, e com representantes do parlamento russo.
A comitiva brasileira também se encontrará com o presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, no dia 16. Na ocasião, será assinado um acordo entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco de Comércio Exterior da Ucrânia, para facilitar as transações comerciais entre os dois Países.
A passagem pela Ucrânia tem interesse especial para o governador Jaime Lerner. Segunda a assessoria do governo estadual, o Paraná tem cerca de 450 mil habitantes descendentes de ucranianos. Durante a viagem de Lerner, a vice-governadora Emília Belinati (PFL) assumirá interinamente seu cargo.
* Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina