Política

Kireeff apresenta reivindicações da região ao governador

21 jan 2013 às 16:41

O prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, e os outros 16 prefeitos de municípios da região norte do Paraná estabeleceram os três pontos prioritários da agenda regional durante encontro realizado hoje (21) pela manhã. A integração do transporte coletivo e o subsídio da tarifa do transporte; a duplicação da PR-445 de Mauá até a divisa com São Paulo; e a viabilização do Trem Pé Vermelho entraram na agenda regional como principais pontos de reivindicação, que serão apresentados ao governador do Estado, Beto Richa, nesta terça-feira (22).

"A intenção é sensibilizar as autoridades estaduais e federais demonstrando que realmente há um entendimento dos temas que são importantes para o desenvolvimento da região. Pois, a partir do momento em que 18 municípios avaliam o assunto como prioritário, isso ganha peso para a inclusão da agenda estadual e federal", explicou Kireeff.


De acordo com Kireeff, a integração do transporte coletivo entre os municípios vizinhos exige uma atuação operacional das cidades e tem um aspecto reivindicatório que exige um marco regulatório estadual. Já o subsídio do transporte coletivo está vinculado a esta deliberação e a intenção é que haja isonomia com o subsídio praticado na região metropolitana de Curitiba.


Outros temas apresentados pelos prefeitos estão sendo encaminhados para entidades competentes como, por exemplo, as questões relacionadas à segurança foram encaminhadas ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) e os assuntos relativos à saúde, ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).

A próxima reunião entre os governantes está marcada para dia 18 de fevereiro, na sede da Coordenação da Região Metropolitana de Londrina (Comel).


Continue lendo