Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Defesa contestou

Justiça multa Belinati e Maria Tereza por propaganda eleitoral antecipada

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha
01 ago 2024 às 13:30
- Douglas Kuspiosz
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seguindo o mesmo o entendimento da liminar concedida no dia 23 de julho, a juíza Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, da 42ª Zona Eleitoral, multou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), e a pré-candidata Maria Tereza Paschoal de Moraes (PP) por propaganda eleitoral antecipada. A representação é assinada pelo Republicanos e pelo pré-candidato do partido à Prefeitura, deputado federal Diego Garcia.


A representação alega que Belinati e Maria Tereza fazem uso de “palavras mágicas” em dois vídeos para pedir votos aos eleitores, além de utilizar a estrutura pública para promover antecipadamente a campanha da ex-secretária de Educação. O período de propaganda eleitoral começa em 16 de agosto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A defesa, por outro lado, contestou a liminar argumentando que as publicações se tratam de mero pedido de apoio político e não propaganda antecipada, e que a retirada dos vídeos por ordem judicial incorre em cerceamento da liberdade de expressão. Também afirma que não há uso de bem público. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Agenda de campanha

Datena cancela compromissos, e campanha culpa a chuva

Imagem de destaque
"preta de direita"

Jojo Todynho diz que vai entrar na política em 2026

Imagem de destaque
Medida provisória

Flávio Dino estabelece orçamento de emergência para combate a incêndios

Imagem de destaque
Lembra?

Relembre caso da bolinha de papel em Serra, comparado por Boulos à agressão de Datena a Marçal


Na decisão, a magistrada diz que não há pedido de voto com frases como “peço seu voto” ou “votem em mim”, mas entende - assim como foi na liminar - que os vídeos possuem “palavras mágicas” para pedir voto e burlar as regras sobre a propaganda antecipada.


“A expressão palavras mágicas é originária do direito norte-americano ("magic words") e foi adotada pelo direito brasileiro, balizada pelo TSE, caracterizando-se pelo uso de expressões que dão a entender ao eleitor pedido expresso de voto mesmo sem o uso das palavras diretamente como 'vote em mim', 'eleja', mascarando a propaganda ilegal realizada antes do período permitido pela legislação eleitoral”, argumenta a juíza.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Juíza multa Belinati e Maria Tereza por propaganda eleitoral antecipada
Foi determinada multa de R$ 5 mil. Defesa fala em restrição à liberdade de expressão e vai recorrer da decisão
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade