Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Justiça manda governo suspender propaganda da Copel

Maria Duarte - Folha do Paraná
27 abr 2001 às 08:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo do Estado está proibido de veicular a peça publicitária em que afirma estar vendendo a Copel por determinação do governo federal. A decisão - ainda em caráter liminar - foi assinada anteontem pelo juiz Luiz Osório Moraes Panza, da 2ª Vara de Fazenda Pública em Curitiba, mas tornada pública apenas ontem.

O juiz determinou que o governo suspenda imediatamente a propaganda relativa à venda da empresa de energia e também os pagamentos dos contratos de publicidade referentes a essa divulgação. Panza atendeu parcialmente a liminar pedida pelo deputado José Maria Ferreira (PSDB). O deputado entrou com ação popular, na semana passada, argumentando que a campanha seria propaganda enganosa porque o Palácio Iguaçu divulga que está privatizando a empresa de energia por imposição do governo federal. "No entanto, o governo federal apenas recomenda a venda, e não obriga", destacou o tucano. O presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) já declarou que a decisão cabe aos estados. O Palácio Iguaçu pretende levar a Copel a leilão em outubro ou novembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A liminar fixa ainda multa diária de R$ 10 mil no caso de desobediência, e abre a possibilidade de enquadramento em crime de desobediência. O secretário de Governo, José Cid Campêlo Filho, informou que o governo já mandou suspender a veiculação dessa peça - apesar de ainda não ter sido notificado oficialmente. A agência publicitária responsável pela campanha sobre a Copel é a Fischer Americas Heads.

Leia mais:

Imagem de destaque
Terceira posse

Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada

Imagem de destaque
EUA

Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles

Imagem de destaque
"Prejudica a democracia"

Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA

Imagem de destaque
É fake

AGU notifica Facebook para exclusão de vídeo falso de Haddad em 24 horas


O procurador-geral do Estado, Joel Coimbra, adiantou ontem que vai recorrer da decisão. Coimbra vai esperar a notificação para tomar conhecimento do teor da ação, e só então define a estratégia que a Procuradoria vai adotar. Na avalição da advogada do deputado tucano, Priscila Gonçalves Perez, o governo do Estado pode entrar com agravo de instrumento no Tribunal de Justiça (TJ).

Publicidade


A advogada disse que havia pedido multa de R$ 100 mil por dia. Ela estuda a possibilidade de entrar com recurso para aumentar o valor da multa. A ação pedia ainda que fosse concedido direito de resposta, para desmentir a afirmação do governo do estado. O juiz não concordou com esse ponto. No despacho, Panza disse que permite-se ao autor "a divulgação a terceiros do contido nesta demanda, pois trata-se de uma ação aberta e pública".


Cerco

O Fórum Popular Contra a Venda da Copel decidiu apertar ainda mais o cerco aos deputados estaduais. O painel com a posição dos parlamentares - que está sendo divulgado na Capital e principais cidades do interior - não vai mais admitir indecisos. Agora, os deputados terão que escolher se estão contra ou a favor. Esmael Morais, um dos coordenadores do Fórum, disse que os 54 deputados vão receber ofício solicitando suas opiniões. "Chegou a hora de radicalizar. Ninguém mais vai poder ficar em cima do muro", disse Morais. O painel mostra que 26 são contra, 19 a favor e nove ainda estão indecisos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo